Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

04/06 Nota sobre a 37ª Assembleia do CNLB. Por Conselho Regional do Laicato – Leste 2
Compartilhar

Entre os dias 31 de maio a 03 de junho de 2018, em Belo Horizonte – Minas Gerais, cristãos vindos dos diversos Conselhos Regionais do Laicato do Brasil – CNLB se reuniram em assembleia para compartilhar experiências, vivências e, sobretudo, celebrar o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em Saída, a serviço do Reino”. Com este tema, as diversas comunidades religiosas são animadas e inseridas na mística do Ano do Laicato que tem como lema: Sal da terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

O Ano do Laicato, inaugurado com a solenidade de Cristo Rei, se apresenta como tempo favorável para a reflexão e conscientização sobre o papel, a missão e a importância dos leigos na Igreja e no mundo como sinalizou o Concílio Vaticano II e o Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Nestes dias de Assembleia, tivemos a oportunidade de compreender que uma “Igreja em Saída” é uma Igreja em encontro, e esta é a mística subjacente à celebração do laicato brasileiro. Trata-se de uma Igreja que não impõe muros às suas práticas, mas que se reconhece em missão; que não se faz de proselitismo, senão de testemunho e amor. E, desta forma, uma Igreja que luta por justiça social e que promove a construção de uma sociedade fraterna.

Neste sentido, a mística de uma “Igreja em Saída” tem como modelo: Jesus Cristo. O homem de Nazaré foi aquele que viveu “profundamente” o encontro. Ao caminhar pelas vilas e cidades de Israel, esteve com todos, preferencialmente com os pobres e excluídos. Ele esteve no Templo, nas ruas e nos recantos, aproximou do mundo daqueles que ninguém queria se aproximar, denunciou as injustiças dos poderes opressores e anunciou a alegria do Reino. Do mesmo modo que elevou a vida dos pequeninos com a saudação das bem-aventuranças, anunciou a tarefa de cada um como “Sal da terra e Luz do mundo”.

Esta é também a dignidade do laicato: sujeitos na “Igreja em Saída” que ousa transpor os muros da comunidade religiosa para ser sinal de esperança na sociedade, sobretudo, em tempos de uma crise (civilizatória, moral, social, política, econômica, ambiental etc.) que não é “passageira”, pontual. Todavia, nestes dias de Assembleia, onde rezamos, nos emocionamos e recordamos a vida de tantos mártires leigos brasileiros, redescobrimos que, diante de uma sociedade em crise profunda, deve ressurgir em cada um de nós o profetismo.

Este nosso encontro ficou marcado por uma palavra-chave: “esperançar”. Ao tornar a “esperança” verbo, foi possível sinalizar que o nosso profetismo se propõe a ação de encher o coração do nosso povo da verdadeira espera que é em Cristo, mas um Cristo que se pôs a caminho para o encontro transformador. Por isso, uma “Igreja em Saída” tem a tarefa de ser sacramento de esperança no mundo, que ilumina as trevas dos desesperados e que tempera com alegria a vida dos desgostosos.

Assim, esperançar significa uma ação em vista da efetivação do sonho de uma realidade mais justa; também comporta uma atenção especial aos novos areópagos. Com esta expressão utilizada por Bento XVI e retomada pelo Papa Francisco, que recorda a mensagem acessível de Paulo aos gregos no Areópago de Atenas em At 17, a Assembleia assumiu o compromisso de convocar os leigos dos respectivos regionais a levar a esperança (luz e sal) aos sete novos areópagos:

  • a família;
  • o mundo da política;
  • as políticas públicas;
  • o mundo do trabalho;
  • a cultura e a educação;
  • o mundo das comunicações;
  • a casa comum.

Com isso, também propomos a reflexão sobre a promoção da cultura da paz e superação da violência, a economia e auditoria da dívida pública, o mundo urbano, levando-se em conta o protagonismo das mulheres e as relações muitas vezes desgastadas: Igreja-sociedade e clero-laicato.

A Assembleia também reforçou as duas opções preferenciais: pelos pobres e pelos jovens. Estes estiveram representados pelos estandartes e bandeiras de movimentos sociais, pelo testemunho das entidades filiadas e pela voz da juventude dos regionais que se comprometeram na conscientização de outros jovens leigos sobre a sua vocação eclesial na sociedade.

Vale dizer que cada regional apresentou, em resumo, as ações em relação aos seminários de estudo sobre o laicato e as agendas a respeito da semana missionária “Igreja em Saída”. Todos os participantes se empenharão em divulgar a Cartilha sobre a “auditoria cidadã da dívida pública” e exigir dos candidatos a inserção desta pauta nos seus programas de governo.

Diante disso, Dom José Eudes Campos, bispo de referência do laicato do Regional Leste 2, juntamente com os delegados dos Conselhos Regionais e demais presentes escreveram um Manifesto em relação à atual conjuntura política brasileira, sobre os desmontes dos direitos conquistados e as reformas desastrosas.

Um dos momentos mais bonitos e significativos da Assembleia foi a entrega de um estandarte a cada presidente dos regionais do CNLB: momento feito com muita dança e espiritualidade. O Conselho Regional do Laicato do Leste 2 quis compartilhar com os outros conselhos regionais a caminhada, com os estandartes, realizada nas suas comunidades eclesiais. O estandarte representa a cultura, a religiosidade e a fé do povo mineiro. Aqueles que receberam este presente foram convidados a também caminhar por todas as dioceses e paróquias levando a mensagem do ano do laicato e o estudo do Documento 105.

Enfim, saímos todos com os corações plenos em esperança e motivados a ser uma autêntica “Igreja em saída”, ainda mais porque esta Assembleia nos possibilitou identificarmos os passos dos outros irmãos leigos ao lado das nossas pegadas. “- Presente! Não estamos sozinhos na caminhada”!

Em nossas mãos, levaremos o estandarte do Cristo que aponta que a Igreja se faz ao encontro, especialmente dos que estão no mundo sofrendo as mazelas da falta de amor, das corrupções e injustiças sociais. Aliás, o que levamos é a alegria do nosso serviço em prol do Reino, como nos diz a poesia e o canto do irmão Zé Vicente:

Uma nova consciência, nossa festa vai gerar. Comunhão nas diferenças, vida nova faz brotar. Uma festa tão bonita lembra o céu aqui no chão: Deus conosco festejando nosso amor, alimentando minha vida, povo irmão

Por: Werbert Cirilo Gonçalves  teólogo leigo, doutorando em Ciências da Religião pela PUC Minas e é assessor do Conselho Arquidiocesano do Laicato – Belo Horizonte.

Escreveu esta nota em nome do Conselho Regional do Laicato – Leste 2

Fonte:cebsdobrasil