11/10 Notícias da Paróquia Novos Ministros da Palavra e Eucaristia da 2ª Turma

A Paróquia São Geraldo Magela, concluiu na segunda feira, 9 de outubro, a Formação dos Ministros da Palavra e Eucaristia da 2ª turma, que irão atuar nas Comunidades. O primeiro encontro foi em um domingo, 5 de março, no Salão Paroquial, e os demais encontros aconteceram às segundas-feiras, às 19h30, também no Salão Paroquial São João Paulo II, na Matriz. Somados, foram 7 meses de formação.

Os ministros passaram por várias formações para entender o sentido do ministério que irão assumir. Em muitos momentos das formações, o Pároco da Paróquia São Geraldo Magela, Padre Aloísio Vieira, catequizou sobre a importância dos Ministros da Palavra e da Eucaristia saberem o que estão fazendo, porque são espelhos na Comunidade.

Formações sobre a estrutura da Igreja, ano Litúrgico, manuseio do Missal Romano, o sentido do Evangeliário, as Vestes Litúrgicas, como lidar com os Objetos Litúrgicos, posições do corpo ao entrar na Igreja e no momento celebrativo. Foram vários momentos de escuta, falas, perguntas e dúvidas sendo respondidas diante de cada matéria.

Ministros da Palavra e da Eucaristia precisam comunicar o Evangelho, por isso saber falar em público é essencial. Durante o curso, o Padre Agnaldo Luiz fundamentou essa matéria para os Ministros da 2ª turma. Ele abordou a segurança no momento da atuação, técnicas de apresentação, linguagem corporal, entre outros assuntos.

No último dia de formação da 2ª turma de Ministros da Palavra e Eucaristia, Padre Aloísio falou aos formandos, a importância de entender a relação entre a Palavra de Deus e a Eucaristia. A Palavra de Deus aponta para Eucaristia, a Palavra de Deus e a Eucaristia foram honradas pela Igreja com a mesma adoração, pois “A Palavra se fez carne e habitou no meio de nós” (Jo 1,14).

Será realizada uma Missa Paroquial de envio dos Ministros da Palavra e Eucaristia da 2ª turma, para que todos estejam aptos para atuarem nas Comunidades da Paróquia. Essa formação para novos Ministros contou como formadores, Padre Aloísio Vieira, Acólito Eduardo Cardoso e o Padre Agnaldo Luiz, da Paróquia São José da cidade de Timóteo.

Foto e Texto – Maurílio Marciano (Moura) – Agente Pascom.