25/09 O que são as pastorais?

A palavra pastoral é utilizada na Igreja Católica para descrever os serviços que ela presta ao povo e que se inspira no “pastoreio” de Nosso Senhor Jesus, tendo n’Ele, seu modelo de servir ao próximo, com afeição e responsabilidade.

Para isso, de modo a atender as várias necessidades do povo, a Igreja Católica conta com diversas pastorais que atuam em diferentes setores, como por exemplo, a Pastoral da Saúde, da Comunicação, Vocacional, da Sobriedade, Carcerária, dentre outras.

Desenvolvidas numa ação organizada e dirigida pela Diocese, as Pastorais têm uma função específica, porém, são realizadas com o mesmo objetivo que é promover o bem comum, para restaurar a dignidade humana manchada pelas adversidades sofridas.

Sendo assim, os agentes das pastorais, participam regularmente de formações, para que estejam preparados para as missões que assumiram. Por sinal, vale observar, que os trabalhos das pastorais são muito mais do que somente um serviço voluntário, mas é de fato, uma ação evangelizadora, que deve sempre ser movida pelo amor a Jesus e à sua Igreja, e realizada com misericórdia para com o próximo.