28/10 Notícias da Paróquia O sacramento da Crisma

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que o sacramento da Crisma, juntamente com o batismo e a Eucaristia, pertence aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica.

Também conhecido como confirmação, através da unção com o santo Crisma, o fiel reafirma sua fé em Cristo e os compromissos outrora assumidos no dia que foi batizado, portanto, no rito da missa conta-se com a renovação das “promessas do batismo”, que é feita a partir de respostas do crismando às perguntas feitas pelo Bispo, que em geral a preside, perante a comunidade.

Acerca desse sacramento o Papa Francisco observa que “se no Batismo é o Espírito Santo que nos imerge em Cristo, na Confirmação é Cristo que nos enche com o seu Espírito, consagrando-nos suas testemunhas, partícipes do mesmo princípio de vida e de missão, segundo o desígnio do Pai celeste. O testemunho prestado pelos confirmados manifesta a recepção do Espírito Santo e a docilidade à sua inspiração criativa”.

Unidos à fé da Igreja, devemos crer que o efeito por excelência do sacramento do crisma é a efusão especial do Espírito Santo, que assim como no Pentecostes, imprime na alma um caráter indelével e possibilita o crescimento da graça batismal, de modo que o crismado possa experimentar de modo mais perfeito a união com Cristo e Sua Igreja.