10/07 Notícias da Paróquia Oficina Alternativa da Pastoral da Saúde

Aconteceu no dia 07 de julho de 2024, às 14 horas na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, o encontro da Pastoral da Saúde. O tema foi: “Cuidando de quem cuida.” O encontro foi assessorado pelo Pároco da Paróquia São Geraldo Magela, Padre Aloísio Vieira.

Padre Aloísio refletiu dentro da passagem bíblica de Mt 25,35-36; “estive nu e me vestiste, eu estava doente e cuidastes de mim”. É necessário ter pra poder dar. No ponto de vista de dar e de servir, é preciso também pensar a questão do ter para dar, do estar preparado, para manter o Agente abastecido, em condições, para que possa exercer sua função de forma adequada.

Na Roda de Conversa, estiveram presentes pessoas que mexem com pessoas, as Psicólogas Elimina Ferreira e Maria Aparecida Fernandes, e também o Terapeuta Naturalista Marcelo Bonfim e a professora de dança Sênior Darci de Souza Vidal.

Elmina frisou o cuidado com quem cuida. “Nós já nascemos dependendo de todos os cuidados. E dependendo da forma que alguém cuida da gente, criamos uma dependência emocional e estrutural pro resto da vida. Mas é necessário libertarmos das crenças centrais e nucleares que nos adoece”.

Encerrando a Roda de Conversa Marcelo Bonfim nos lembrou de uma frase do psicoterapeuta Carl Jung: “A mente organizada é a primeira defesa contra o tumulto da realidade”.

“É preciso evoluir, isso é um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento, em que buscamos encontrar o equilíbrio entre a mente, corpo e o ambiente ao nosso redor, ou seja, preparar para receber essa energia invisível que é o Amor”. O encontro teve a presença de agentes de outras paróquias também, da paróquia Cristo Redentor, Cristo Rei e Cristo Libertador.

Fotos e Texto: Laureny Santos -Agente Pascom.