02/09 Notícias da Paróquia Ordenação Presbiteral do Diácono Adriano Mendes de Pinho

Com imensa alegria, a Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano acolheu no último sábado, 31 de agosto, o seu mais novo presbítero, Padre Adriano Mendes de Pinho, ordenado na Paróquia São Geraldo em Ipatinga (MG).

Presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti e concelebrada pelo bispo emérito Dom Odilon Guimarães Moreira e por vários sacerdotes, a celebração contou também com a presença dos diáconos transitórios e permanentes de nossa Diocese e de demais localidades e inúmeros fiéis, além de familiares e amigos do novo Padre Adriano, todos desejosos em testemunhar esse momento importante para ele e para a Igreja.

Em homilia, Dom Marco Aurélio discorreu sua reflexão sobre as qualidades e os deveres do sacerdócio e mencionou a frase evangélica, “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9), escolhida pelo novo padre para ser lema de seu sacerdócio. Sobre ela, o bispo ressaltou que ela poderia ser traduzida em “vem morar no meu amor” e para tanto garantiu a Adriano: “o Senhor ao consagrá-Lo presbítero não só penetra no mais íntimo de seu ser, como também o impele a residir de modo permanente no mistério do amor de Deus”. Sobre a necessidade de permanecer no amor de Deus, Dom Marco Aurélio falou de modo especial ao novo presbítero, mas tocou a todos: “Sem amor só resta o vazio, sem amor não há como cumprir a missão para qual você será ungido e enviado. Morar no amor de Deus é a missão primeira do presbítero, também é fonte de sua alegria, de sua realização como pessoa, como filho de Deus, como consagrado”.

Nesse fim, o bispo também alertou acerca da falta dessa vivência: “a ausência do amor de Jesus se traduz em tristeza, mal humor, desânimo e perda de entusiasmo, provoca relacionamentos negativos na ação pastoral, conduz ao isolamento e induz a falta de disponibilidade e entrega generosa de si mesmo, porém o presbítero que mora no amor de Deus é feliz e realizado, não só é um padre alegre, mas irradia sua alegria e com ela contagia os que estão ao seu entorno e comunica-lhes a alegria de Jesus”.

Após a homilia, seguiu-se o Rito de Ordenação Presbiteral que emocionou a todos. No fim, por sua vez, o neo-sacerdote Adriano expressou sua alegria e prestou seus agradecimentos a todos os presentes. De modo particular agradeceu a Paróquia Nossa Senhora da Piedade e Paróquia Nossa Senhora do Carmo onde viveu seu ministério diaconal e onde viverá o seu ministério presbiteral.

Por Agência Parábola
Fotos: Alan Barros e Juliana Naves