07/02 Notícias da Paróquia Padre Antuniel inicia ano sabático em Ipatinga

Durante a Missa e Benção do dia 06/02 presidida pelo pároco, padre Hideraldo Vieira apresentou oficialmente o padre Antuniel aos paroquianos presentes. Explicou sua missão aqui na paróquia e na diocese. Anteriormente e reforçando durante a missa que o padre Antuniel Ribeiro Augusto, da Diocese de Santo Amaro (SP) vive neste momento o seu Ano Sabático e escolheu a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Para vivência ele escolheu iniciar na paróquia São Geraldo Magela em Ipatinga (MG). Esse momento que é um direito de todos, empresários, comerciantes, pessoas quaisquer e inclusive os padres.

O Ano sabático é bíblico, sobre a terra, de seis em seis anos ela deve ficar um ano em descanso; o Gênesis narra que tudo foi feito em seis dias e no sétimo houve o descanso divino. Assim após completar em 01/12/2019, 25 anos de sacerdócio ele fez esse pedido ao seu bispo Dom José Negri.

Entendam que, não significa que ele vai deixar de ser padre, mas dar uma pausa e nesta pausa que não significa um ano de férias, mas um tempo favorável para mergulhar na interioridade e com certeza rever muitas coisas, sair do automático que nos torna muitas vezes insensíveis a outras tantas coisas e nos estressa com facilidade. Será o tempo para de ele reencontrar com seus talentos, dons, raízes e dar asas àquilo que está no íntimo, na alma e que salta aos olhos, mas que o ritmo usual não permite expressar plenamente.

Este ano ele espera auxiliar e se reconectar com os propósitos mais elevados que traz, onde o trivial acaba sufocando. Será um momento de renovação, introspecção, novas experiências, novos ares, novos horizontes, isto requer novos ambientes, novos desafios por isso causa assombros sim, mas Deus está no comando.

Desta forma, pois, exercerá o ministério não como pároco ou vigário, mas como público, terá este ano mais livre para aprofundar conhecimentos teóricos e práticos e continuar colocando-os a serviço do anúncio de Jesus Cristo e do Reino.

Vilton Cantarino Silva – Pastoral da Comunicação.
Texto Adaptado