02/05 Notícias da Paróquia Padre José Cláudio Oliveira celebra 15 anos de vida sacerdotal

Celebrar mais um ano de perseverança na caminhada sacerdotal é sempre motivo para louvar e agradecer a Deus. Com essa certeza, na última sexta feira, 26 de abril de 2024, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Perpétuo Socorro – Belo Oriente, padre José Cláudio Oliveira, o padre Claudinho, juntamente com seus pais, familiares, amigos de caminhada e a comunidade São José celebraram a Santa Missa em Ação de Graças pelos seus 15 anos de sacerdócio.

Diante do carinho dos paroquianos da Paróquia São Geraldo Magela de Ipatinga, Pe. José Cláudio dedicou sua homilia à própria trajetória, esboçando um pouco do itinerário de sua vida vocacional e de como recebeu o chamado de Deus. Segundo ele, desde criança, já sentia um forte ardor em relação ao Sagrado. Tinha uma convivência de leigo atuante na catequese e nos Grupos de orações. Por fim enfatizou “Para sermos sacerdotes, devemos estar dispostos, pois o coração do padre sepulta muitos sofrimentos”.

Lembrando que o padre José Cláudio é filho da dona Maria da Conceição e do senhor Matuzinho Augusto, afilhado da Maria do Socorro Grajaú, foi criado aqui onde é a Comunidade São José, onde foi um dos primeiros catequistas e deu seus primeiros passos do seu apostolado.

Ainda durante sua reflexão onde ele teve a assistência do Diácono permanente Márcio Rogério, ele fez memória do seu chamado, de suas conversas com os padres locais, sua viagem a Comunidade Canção Nova em São Paulo em busca de uma confirmação do seu chamado e a sua acolhida pela Congregação Missionários Monfortinos.

Ordenado presbítero em 25/04/2009 com as bençãos de Dom Lélis Lara o bispo ordenante. Antes em 21/09/2008 foi sua ordenação diaconal. Apesar de Dom Leris Lara ser o bispo ordenantes, ele não era padre diocesano, mas sim Missionários Monfortinos / Companhia de Maria de 2009 a início de 2013.

Mas no início de 2013 começou a fazer um discernimento da sua vocação e percebeu o chamado de Deus para sua diocese. Permanecer ou não na sua diocese, ou seja, na diocese de Itabira Cel. Fabriciano. Aí ele saiu do país para tempo de discernimento se ia ou não permanecer na sua congregação.

Ao final de 2013, Dom Marco Aurélio Gubiotti chamou-o para uma reunião. E ele entra na diocese em 15 de dezembro 2013. De dezembro 2013 a junho 2014 ele ficou morando com o padre Francisco Guerra em Ipatinga na Paróquia Cristo Rei até o afastamento deste para cuidar da saúde e depois 6 meses com o padre Roberto Gualberto.

Em novembro de 2014 Dom Marco Aurélio propõe a cidade de Antônio Dias. Fevereiro de 2015 toma posse da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.  Durante os anos de 2014 a 2016 permaneceu em experiência na diocese.

E em 2017 ele recebe do Papa Francisco o decreto Exclaustrando definitivo (permitir ou ordenar a um religioso que abandone o claustro ou sua congregação). E foi incardinado (residente) na Diocese de Itabira Cel. Fabriciano onde se dedica plenamente no serviço de pastoreio desta porção da Igreja.

A Ordenação Presbiteral é um momento marcante e significativo para a Igreja, pois reafirma a aliança de Deus com a humanidade. Não estamos sós. Cristo caminha conosco pela intercessão das mãos consagradas do Presbítero, que em cada celebração Eucarística o coloca vivo entre nós; pleno de misericórdia, perdão e amor.

Comemorar, celebrar o aniversário de ordenação sacerdotal é celebrar a vida. Compreendemos que o sacerdócio é vocação, é ouvir o chamado de Deus, é renúncia, é doação, pois é preciso abrir mão de muitas coisas essenciais na vida, como a família, o conforto, os amigos… É um verdadeiro despojar-se de si mesmo para que no fim, se obtenha o tudo ofertado pelas mãos de Deus. É ser firme, ser grato, estar disposto, é ser forte e corajoso.

Somos gratos a Deus pela vida e pelo precioso SIM do padre José Cláudio. Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro continue abençoando sua vida.

Texto e Fotos: Vílton Cantarino – agente Pascom