12/10 Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.

Hoje é dia da única Rainha do Brasil, aquela que sendo mãe do Rei, é rainha por excelência, e que por ser rainha é também a solícita intercessora do povo, pois está à direita do trono. Com alegria, celebramos hoje a Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.

A história desse título da Virgem Maria tem início em 1717 com três simples pescadores, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, que à mando da Câmara de Guaratinguetá, foram ao Rio Paraíba buscar peixes para servir ao Conde de Assumar que estava de passagem em Guaratinguetá.

Conta-se que depois de muita procura, eles nada encontraram, mas ao chegarem no Porto Itaguaçu, João Alves jogou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma estátua de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça, jogou a rede novamente e apanhou a cabeça da mesma imagem. A partir dessa hora, testemunharam que ali aparecera muitos peixes.

Felipe Pedroso, um dos pescadores, levou a imagem para casa, onde a vizinhança se reunia para rezar e dessa forma muitas graças foram alcançadas pelos que rezavam diante a imagem. Devido a devoção ter se espalhado, em 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, para visitação pública. Cem anos depois foi iniciada a construção de uma igreja maior, que atualmente conhecemos como a Basílica Velha, e essa por sua vez, ficou pequena, e para melhor acomodar tantos romeiros, em 11 de novembro de 1955 começou-se a construção de uma outra igreja, a Basílica nova do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida que já recebeu a visita de três papas: São João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Estima-se que o Santuário de Aparecida receba por ano 12 milhões de peregrinos, mas ano passado, 2017, contabilizou-se mais um milhão de visitantes. Todos unanimemente buscam uma coisa só, o olhar da Mãe Aparecida para com suas necessidades.

O Santuário de Aparecida, se tornou esse ponto de convergência dos devotos no país devido algumas peculiaridades, primeiro, a imagem que tanto foi fonte de graças permanece lá para a visitação, e por isso os milagres continuam a acontecer, tanto que lá, segunda graça a ser conhecida pelos visitantes se tornou uma grande sala dos milagres, onde fiéis testemunham através de cartas, fotos, objetos pessoais e até mesmo presentes, graças alcançadas por meio da intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Dos primeiros milagres, como as correntes quebradas do Escravo Zacarias à simples bilhetes de agradecimento à Virgem Maria, tudo se torna prova do amor de Nossa Senhora por seus filhos.

Visto a necessidade de uma mãe para pôr ordem na casa, generosamente, Nossa Senhora escolheu nosso país para se manifestar de modo tão extraordinário. Na contramão de tantos sofrimentos sociais, nos aparece essa Mãe solícita e bondosa a nos agraciar com seu manto que com grande extensão, alcança a todos com seu Imaculado Coração. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!