02/05 Notícias da Paróquia Missa e Bênçãos em honra a São José Operário e aos Trabalhadores

No dia 1º de maio de 2018 a Paróquia São Geraldo celebrou duas Missas em honra a São José Operário, uma em cada setor pastoral. No Setor São Geraldo as comunidades celebraram na Comunidade Nossa Senhora Aparecida com Dom Odilon G. Moreira, bispo emérito da Diocese; em sintonia com os 26 anos da comunidade Nossa Senhora Aparecida com presença de todo setor São Geraldo, com meditação, oração e súplicas ao trabalhador, encerrado a Missa com momento Mariano de muita emoção, após a Missa aconteceu as tradicionais barraquinhas. Já no Setor São Lucas as comunidades reuniram na Comunidade Atos dos Apóstolos com padre Sergio Henrique, essa com a benção do Santíssimo Sacramento. As intenções das Missas foram para todos os trabalhadores e não somente para aqueles que garantem os sustentos de seus familiares, mas para aqueles e aquelas que dispuseram de alguma forma a ajudar nas atividades da Igreja, nas pastorais, isso também é trabalho.

Em referência à liturgia do dia, são destaques três aspectos. A primeira leitura narra a ação de Deus durante a criação do mundo e mostra o papel atribuído à humanidade: O trabalho é a forma de continuarmos a criação de Deus. Por isso, a sacralidade do trabalhador não pode ser esquecida. O segundo aspecto diz respeito à lição de São José que, de acordo com a narrativa do Evangelho, dedicou seu suor ao ofício de carpinteiro para manter a Sagrada Família. Quantas lições Jesus deve ter ouvido na oficina de São José. Lá Ele aprendeu a importância do trabalho. Do suor de São José, veio o pão material. Do suor de Cristo, seu sangue na Cruz, o pão espiritual. O terceiro aspecto apresenta a necessidade de todos, nos momentos difíceis, testemunharem a fé. Intensificarmos a caridade, oferecermos a razão da nossa esperança.

São José: pai adotivo de Jesus, patrono universal da Igreja, e, como diz na Bíblia, um homem justo. Uma figura especial e querida por todos os cristãos. A Igreja dedica dois dias em meses diferentes para celebrar São José. Cada um com um sentido. “No dia 19 de março, a Igreja nos convida a celebrar a Solenidade de São José, esposo de Maria e patrono universal da vida da Igreja, quando a Igreja procura destacar a liturgia, sobretudo as virtudes de um bom pai, um bom esposo, ele que foi escolhido por Deus da descendência de Davi para ser pai adotivo de Jesus”. Já em 1º de maio, celebra-se São José Operário. O modo que a Igreja encontrou para santificar o trabalho humano, elevando ao céu, o esforço, o empenho de cada operário, trabalhador, que procura dignificar a sua vida nos recursos e, assim sustentando a sua vida com honestidade. Tendo como modelo o pai de Jesus, o pai adotivo de Jesus, São José.

CONFIRA AS FOTOS CLICANDO AQUI

Vilton Cantarino Silva e Vanir Teixeira