03/04 Notícias da Paróquia Paróquia São Geraldo faz vigília Pascal com a Benção do Fogo Novo

Vigília Pascal é a espera e certeza do povo de Deus pela ressurreição de Cristo, que termina no domingo pouco antes do nascer do sol.

Todos devem ter observado que durante a Quaresma não se diz o Aleluia nas celebrações religiosas, nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos musicais e não se canta o Hino de Louvor (O Glória) nas missas. No final da Semana Santa, após esse tempo de sacrifício e penitência volta o tempo de louvor. No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a principal celebração é a “Vigília Pascal”.

Inicia-se a noite o Sábado Santo em memória da noite santa da ressurreição gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a chamada “A mãe de todas as santas vigílias”, porque a Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte. Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do Círio Pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.

Cada comunidade que compõe a Paróquia São Geraldo levou O Círio Pascal que vai permanecer aceso durante as missas e celebrações da palavra neste período pascal até o dia em que a Igreja celebra Pentecostes. Serve para simbolizar a “luz de Cristo”, Luz do Mundo, que ilumina e protege o mundo das trevas.

Vilton Cantarino Silva – Pastoral da Comunicação.

Fotos: Adelaide Santos. – Pastoral da Comunicação.