19/03 Notícias da Paróquia Paróquia São Geraldo festeja São José

Toda comunidade, passando pela liturgia a catequese, Infância Missionária aos coroinhas se mobilizaram para uma só missão: fazer uma festa digna ao padroeiro da comunidade e da família. Para isso, foi organizado um tríduo preparatório nos dias 14, 15 e 16 que antecedeu a festa social comemorada no sábado, dia 17 de março de 2018. Ficando a solenidade em honra a São José para dia certo, ou seja, 19 de março que esse ano caiu numa segunda-feira. Foi uma experiência esse modelo de celebrar sem mudança na liturgia quaresmal. As comunidades convidadas que ajudaram na liturgia foram as Comunidades: São Geraldo, São Sebastião e Sagrada Família. No dia 17 houve procissão com  luminosa com a imagem de São José pelas ruas próxima à comunidade.

Não é sem razão que a Igreja, no meio da Quaresma, tira o roxo no dia 19 de março e coloca o branco na liturgia, para celebrar a festa de São José, esposo da Virgem Maria. Entre todos os homens do seu tempo, Deus escolheu o glorioso São José para ser pai adotivo de seu Filho divino e humanado. E Jesus lhe era submisso, como mostra o evangelista São Lucas. A esse grande santo Deus confiou Suas riquezas: Jesus e a Virgem Maria. Por isso, o Papa Pio IX, em 1870,  declarou São José Padroeiro da Igreja Universal.

Padre Hideraldo Vieira disse que “celebrar a festa de São José é lembrar que a família é fundamental para a sociedade e que não pode ser destruída pelas falsas noções de  família, “caricaturas de família”, que nada têm a ver com o que Deus quer”. São José, rogai por nos!

Por Vilton Cantarino Silva
Pastoral da Comunicação