03/09 Notícias da Paróquia Paroquia São Geraldo iniciou a segunda formação para implantação da IVC

A IVC precisa ser assumida por toda a paróquia, começando pelo CPP e por todas as pastorais, movimentos e serviços. A “pastoral catequética” é apenas uma “parte” do processo.

Aconteceu nas comunidades do setor São Lucas da paroquia São Geraldo magela em Ipatinga mais um encontro de IVC (Documento 107 da CNBB).  Tendo como tema: Itinerário para formar discípulos missionários, os encontros foram assessorados e animados pela EPAP.

A chamada Catequese de “IVC” (Iniciação à Vida Cristã) é um processo diferenciado de catequese. Pois, assume um lado mais “Iniciático” da fé, em detrimento de uma catequese “sacramental” (apenas para se adquirir os sacramentos) e excessivamente doutrinal; que vem sendo feita ao longo do tempo em nossa Igreja. Ela assume algumas características principais: é Cristocêntrica, é Celebrativa, é Orante, é Litúrgica, é Mistagógica (que conduz’, ‘guiar’) e muito simbólica.  Ela tem inspiração no “Catecumenato“, processo catequético instituído nos séculos I e II da era cristã.

Com a IVC de Inspiração Catecumenal, a Igreja assume que é preciso “voltar” aos primeiros tempos da Igreja, nos primeiros séculos da era cristã, onde a catequese era feita, realmente, para INICIAÇÃO na fé. Ao longo dos séculos, com propagação do cristianismo, perdeu-se muito deste estilo e foi-se assumindo uma catequese de “manutenção” e exclusivamente “sacramental” e “doutrinária”, partindo-se do princípio que “todos” já nasciam no seio de uma família cristã, que proporcionava os primeiros rudimentos da fé católica. Hoje, sabemos que isso não acontece mais. As próprias famílias perderam suas referências cristãs e não fazem mais o “anúncio” e nem a “pré” catequese das crianças. E a fé não é mais encarada como um “encontro” pessoal com Deus e sim, como uma “opção” pessoal, ligada mais a inserção num círculo social do que ao “seguimento” de Jesus Cristo.

Fonte: Catequese Hoje

Reportagem e Fotos de: Marcia Soares e Michelle Andrade – Comunicadoras Pascom