19/04 Notícias da Paróquia Paróquia São Geraldo Magela de Ipatinga realiza estudo da Campanha da Fraternidade.

A Campanha da Fraternidade de 2024 celebra seus 60 anos de realização no Brasil, como expressão viva da busca pela solidariedade, caridade e justiça social. A temática deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, que nos convida a uma profunda reflexão sobre a beleza das relações humanas e o papel que cada indivíduo tem na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora. E dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

Com este espírito pascal, as 09 comunidades que compõe a Paróquia São Geraldo Magela realizaram nos dias 15, 16 e 17 de abril, o estudo da Campanha da Fraternidade 2024. Este estudo foi precedido por uma formação de agentes multiplicadores comunitário realizada pelo pároco, padre Aloísio Vieira.

Despertando a solidariedade, a consciência e ação social

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade e levar um despertar para a beleza da fraternidade humana, fortalecendo os vínculos da amizade social, a fim de que em Jesus Cristo, a paz torne-se uma realidade para todas as pessoas e os povos. O fato é que as consciências humanas sejam despertadas para a importância da fraternidade entre os seres humanos, para que através de Jesus Cristo, caminho, verdade e vida (cf. Jo 14,6), a amizade social, a paz sejam realidades pessoais, comunitárias, sociais e assim o Reino de Deus seja engrandecido pelas obras boas realizadas pela humanidade.

Vivemos um momento polarizado politicamente e algumas pessoas perguntam o porque da CF e se ela é importante na vida da Igreja. A Campanha da Fraternidade é importante porque ela exorta as pessoas à superação dos conflitos e das indiferenças. Muitos são os conflitos da vida diária, cotidiana nos contextos familiares, comunitários, sociais. A Campanha reforça o valor do diálogo entre as pessoas e os povos. O outro não será visto como inimigo, mas como pessoa que ajude na complementaridade para o fortalecimento da amizade social.

A indiferença seja talvez mais um mal nesta realidade, pelo fato de que pessoas passam fome, necessidades, buscam condições melhores de vida, estão doentes ou acamadas, são pessoas idosas ou outras condições difíceis de vida. A indiferença leva a pessoa a não olhar o outro como pessoa necessitada e nela a presença de Jesus Cristo. É preciso a superação do individualismo na qual a pessoa vive só em si mesma, o clericalismo, o autoritarismo, males que atrapalham a vida comunitária e o nosso relacionamento com Jesus Cristo.

Texto :Vilton Cantarino Silva

Fotos: Comunicadores comunitários – Márcia Soares, Maria de Lourdes, Laureny, Vera Lúcia e Fabrício Carvalho.

Fonte: Texto base da CF 24