Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

14/05 Notícias da Paróquia Paróquia São Geraldo Magela realiza celebrações da Primeira Eucaristia dentro do Período Pascal
Compartilhar

Participar da mesa da comunhão é tornar-se um com Jesus e colaborador no projeto de Deus, defendendo, protegendo e promovendo a vida.

A Paróquia São Geraldo Magela em Ipatinga (MG), deu continuidade no quarto domingo da Páscoa, (11 de Maio de 2025) dia do Bom pastor, às celebrações da Primeira Eucaristia das crianças que se prepararam para receber o sacramento, após o período de Catequese.

Período Pascal é um momento propicio para este Sacramento e foi realizado na Comunidade Nossa Senhora Aparecida com 08 adolescentes: Arthur, Davi, Gabriel, Lavínia, Miguel Yan, Samuel Antônio, Samuel Ferreira, Yago e os Catequistas: Jucélia e Onofre

Com assistência do Diácono Henrique Armstrong Carvalho Rodrigues, o Sacramento foi ministrado pelo Vigário Paroquial, padre Geraldo Morini de Almeida que durante a Missa atentamente escutaram a renovação dos votos batismais dos adolescentes, após os mesmos acenderem suas velas no Círio Pascal diante dos pais, irmãos, avós, padrinhos e o povo de Deus presente.

Em sua homilia padre Morini falou que “celebrar a Primeira Eucaristia ou Primeira Comunhão é o ato religioso da Igreja Católica no qual é celebrada a primeira vez que a criança cristã irá receber o Corpo e o Sangue de Cristo (sob a forma de pão e vinho)”.

E ainda diz que “celebrar a Eucaristia é tempo de graça, é uma bênção, é um sinal da presença do amor de Deus, que nos envolve em todos os momentos”. É Ele que se dá a cada criança, a cada um de nós como alimento de vida. É Ele que também nos convida a acolhê-lo em nossa vida’’.

A “Primeira Eucaristia (Comunhão)”, além de ser uma data para receber o sacramento da Eucaristia, é também a “festa” de entrada na vida comunitária, no “banquete” de Cristo, que tem tudo a ver com a comunidade. Senão, a celebração não teria nada de especial, não seria na Missa, com toda a comunidade presente. Seria individual.

O padre Geraldo Morini fez questão de ler diretamente da Bíblia, dirigindo aos catequizandos o trecho da Primeira Carta de São Paulo a Comunidade de Corinto, onde Paulo afirma que a Eucaristia não é uma criação humana, mas sim uma instituição divina, com origem na própria vida de Jesus. Ele recorda que recebeu o ensinamento sobre a Ceia do Senhor, incluindo o pão partido e o cálice, como um memorial da morte e ressurreição de Cristo.

Texto e Foto de Vilton Cantarino Silva – Comunicador Pascom.

VEJA TAMBÉM