A solenidade teve inicio simultaneamente nas praças dos Bairros Bom Jardim e Esperança
No Sábado Santo, 19 de abril, a Igreja celebrou a Vigília Pascal, a Vigília das Vigílias, momento em que se conclui o Tríduo Pascal. Antiquíssima tradição, esta celebração conta com a bênção do fogo novo, com que se acende o Círio Pascal, a Proclamação da Páscoa e a Renovação das Promessas do Batismo, e é dividida na Celebração da luz, a Meditação sobre as maravilhas que Deus realizou desde o início pelo seu povo, o nascimento espiritual de novos filhos de Deus por meio do sacramento do Batismo e por fim, a tão esperada comunhão Pascal. ⠀
⠀
Neste dia, o “Aleluia” silenciado durante o período quaresmal, ecoa novamente, com tom de júbilo e gratidão, por isso, tal data é também chamado de “Sábado de Aleluia”. ⠀
Cheia de simbolismo, a Liturgia deste dia nos insere na alegria pela ressurreição de Jesus. Fazendo com que essa alegria alcance nossos corações, e dessa forma, também as nossas casas.
Além dos ritos mencionados acima, foi ministrado também os sacramentos da Eucaristia e Crisma aos catecúmenos de nossa Paróquia.
Na praça do bairro Bom Jardim e na praça do Esperança, preparou- se uma fogueira, onde todos se reuniram para iniciar esta vigília simultânea. Organizaram a queima dos Santos Óleos do ano passado e após a benção do fogo novo, o padre acendeu o Círio Pascal e do Círio Pascal as pessoas foram acendendo suas velas para iniciar a procissão da Luz ate a comunidade onde Virgília e Missa prosseguiram.
Ainda nas praças antes de iniciar a procissão da Luz rumo a Igreja que esta com as luzes apagadas, o padre lembrou a todos que “ hoje é celebrado o Sábado Santo, a Igreja Católica medita sobre a paixão e morte do Senhor, assim como sua descida a mansão dos mortos e espera em oração a sua ressurreição. Celebra-se também a Vigília Pascal que conclui com a Liturgia Eucarística.
Na Vigília Pascal, são feitos três atos importantes que começam com a celebração do fogo, ainda na praça, na qual o padre abençoa o fogo e acende o círio pascal.
Já na Igreja, aconteceu a Liturgia da Palavra ou Liturgia da Vigília Pascal que contém nove leituras, a saber: sete do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento desde a criação até a ressurreição . Cristo Ressuscitou! O mistério pascal é o centro de nossa fé e nos ensina a amar e perdoar como Cristo fez conosco.
O terceiro ato é quando toda a Igreja renova suas promessas batismais renunciando a Satanás, suas seduções e suas obras. Enquanto é recitada a ladainha dos santos, que nos une em oração com a Igreja militante e triunfante, o padre faz aspersão de água benta em todos os presentes lembrando nosso batismo.
Em sintonia com a Igreja Matriz São Geraldo Magela, a Comunidade Nossa Senhora das Graças celebrou com grande fervor e participação a Vigília Pascal, momento mais importante do calendário litúrgico cristão. A celebração teve início na Praça do Esperança, com o tradicional acendimento do Fogo Novo, símbolo da luz de Cristo ressuscitado. Em seguida, a comunidade seguiu em procissão luminosa até a igreja, levando velas acesas e entoando cânticos de louvor.
A Missa da Vigília Pascal foi marcada por momentos de profunda espiritualidade e emoção. Um dos pontos altos da celebração foi a Iniciação à Vida Cristã de seis pessoas da Paróquia São Geraldo, que receberam os sacramentos do Batismo, Crisma e Primeira Comunhão. Um momento especial e de grande alegria para todos os presentes.
Como na Comunidade Matriz, a celebração, durou 3 horas e 40 minutos, contou com a igreja completamente cheia e uma participação muito expressiva dos fiéis, refletindo o espírito de fé e unidade da comunidade.
Foi uma noite memorável, marcada pela renovação da esperança e pela certeza da ressurreição de Cristo.
Texto de Vilton Cantarino Silva – Comunicador Pascom
Fotos: Vera Lúcia e Laureny Santos – Comunicadoras Pascom
Colaboração de Renato Peres – Comunidade Nossa Senhora da Graças