“Onde estiver 2 ou 3 reunidos em meu nome ali eu estarei.”
No dia 07 de janeiro, terça-feira, no CPJPII (Centro Pastoral João Paulo II) realizou-se uma formação para os ministros da Sagrada Eucaristia com assessoria do Padre Hideraldo Vieira e da EPAP. Essa formação vem de encontro a uma renovação desse trabalho extraordinário que é promover o encontro de Jesus Eucarístico presente na Sagrada Comunhão e na partilha durante as missas ou celebrações da palavra, mas principalmente com os enfermos. Nessas visitas aos enfermos, são levadas assistências espirituais, religiosas e humanas, com um olhar misericordioso. Pois o “Importante é levar Jesus presente na Eucaristia aos irmãos e irmãs que estão sofrendo a dor de uma enfermidade, o sofrimento de um abandono, às vezes dos próprios familiares”,
O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão lá atrás atendeu ao chamado. E com o seu sim feito através da comunidade, de uma pessoa, ou mesmo de uma situação e até mesmo do padre de poder servir e de poder ajudar. São pessoas de fé que olham para comunidade e acredita. Esse acreditar é posto em ação.
Sabedores que o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão temporária de distribuir a Eucaristia aos fiéis, nas missas ou em outras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer. Os ministros realizam também a Celebração da Palavra com distribuição da Comunhão nas comunidades e na residência dos enfermos.
Adelaide Santos
Pascom – Paróquia São Geraldo – Ipatinga (MG)