27/08 Notícias da Paróquia Pastoral Carcerária – 21º Encontro da Micro Centro 2

Agentes da Pastoral Carcerária da Paróquia São Geraldo participaram nos dias 23 a 25/08/2019 do 21º Encontro da Micro Centro 2 realizado na Diocese de Caratinga, Divina Maria, Edna Vilma, Maria Célia, Maria das Dores, Geraldo Silvério (Fumaça). O tema refletido foi “Humanizar para transformar” com assessoria do Pe. Nailson de Timóteo/MG – Paróquia São José. Presença também dos agentes das Dioceses de Mariana, Valadares/Guanhães e Itabira/Cel. Fabriciano.

“Para nós que fazemos a Pastoral Carcerária, cada ida aos presídios é um profundo mergulho no mistério do Filho do Homem que se faz encarcerado na carne de cada pessoa encarcerada”, afirma o religioso (em artigo publicado na Agência da Boa Notícia no Natal de 2014). “Olhos nos olhos, cada encontro é uma oportunidade ímpar de conversão permanente à mística da verdadeira misericórdia que nos obriga a combater, sem ambiguidades, todo tipo de violência, de preconceito, de falso moralismo e de atitudes paternalista. Pois, foi Ele quem disse que tudo que fizermos ‘a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram’”. Pe. Marcos, Ceará

Texto adaptado Maria Célia

Agente Pastoral Carcerária da Paróquia São Geraldo

A Pastoral Carcerária tem como missão promover e desenvolver a cidadania dos presos, seus familiares e egressos. O objetivo principal é levar o Evangelho de Jesus Cristo aos que estão no sistema prisional. Os agentes da Pastoral trabalham para que os direitos humanos sejam garantidos. Para isso, está atenta às situações que possam configurar  comprometimentos a este segmento de cidadãos e propõe medidas de conciliação e paz.

Na sociedade, a Pastoral trabalha para contribuir no aperfeiçoamento da situação do sistema prisional, promove a dignidade humana e motiva a criação de políticas públicas para as áreas prisionais.

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

• Contribuir com ações junto aos presos e egressos, no que diz respeito à assistência social, cultural, educacional, jurídica, religiosa, material e à saúde;
  • Realizar convênios com entidades públicas ou privadas, nacionais, ou internacionais, no sentido de melhorar as ações da Pastoral junto ao segmento.
  • Desenvolver um processo de reflexão junto à sociedade, por meio de seminários, debates, reuniões, que objetivam melhorar a questão carcerária no Estado, e do processo penal como um todo, assim como a situação dos presos e alternativas a este sistema;
  • Capacitar os agentes da Pastoral Carcerária por meio de cursos de formação;
  • Participar dos mais diversos fóruns da sociedade civil e na Igreja.

Fonte: www.diocesecaratinga.org.br › pastoral-carceraria