10/08 Pastoral Carcerária

Soluções para diversos problemas históricos relacionados com a segurança pública em Ipatinga começaram a ser construídas, na tarde da última quarta-feira (8/8), numa reunião do prefeito municipal com uma comissão constituída de representantes de diversos segmentos envolvidos com as demandas da área.

Participaram da reunião, o coordenador da Pastoral Carcerária na Paróquia São Geraldo, Lázaro Alexandre de Sousa, representantes da câmara municipal de Ipatinga, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG, do Fórum dos Consep’s (Conselhos de Segurança Pública) da Região Metropolitana do Vale do Aço, o presidente da APAC, o diretor de Segurança do Centro Socioeducativo de Ipatinga, e agentes de Programas de Prevenção Social à Criminalidade.

Durante a reunião foram encaminhadas providências para agilização e liberação dos processos de registros cartoriais relacionados com os terrenos destinados à implantação do IML – Instituto Médico Legal e sede da APAC – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado, nas proximidades do bairro Cidade Nova. Com o desembaraçamento dos documentos, estará aberto o caminho para as construções nas áreas doadas pelo município.

Técnicos municipais foram incumbidos de acompanhar as lideranças na tomada de providências para viabilização da reforma do Ceresp – Centro de Remanejamento do Sistema Prisional, que foi destruído em uma rebelião e atualmente só recebe detentos do sexo feminino.

Fonte: SECOM/PMI