07/08 Notícias da Paróquia Pastoral da Saúde e Pastoral da Criança na luta conta contra o sarampo e poliomielite

Os pais e responsáveis por crianças na faixa etária de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias têm compromisso de protegê-las contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. Desde esta segunda-feira (6), até o dia 31 de agosto, a Secretaria de Saúde de Ipatinga realiza no município a campanha de vacinação contra estas doenças. As vacinas estão disponíveis em 17 salas de vacinação, que funcionam das 7h30 às 15h30.

Iniciada em todo o país, a mobilização terá em 18 de agosto, um sábado, o ‘Dia D’.

Confira os locais de vacinação em Ipatinga

UBS Barra Alegre

UBS Bethânia

UBS Bom Jardim

UBS Bom Retiro

UBS Canaã

UBS Caravelas

UBS Cidade Nobre

UBS Esperança I e II

UBS Iguaçu

UBS Jardim Panorama

UBS Limoeiro

UBS Nova Esperança

UBS Vale do Sol

UBS Veneza II

UBS Vila Celeste

UBS Vila Militar

Atualmente, a cobertura de poliomielite e sarampo em Ipatinga está abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Somente 65% das crianças, dentro da faixa etária indicada pela campanha, estão protegidas contra a polimielite e 80% contra o sarampo. E há três casos suspeitos de sarampo no município, investigados neste momento por técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Ipatinga.

Sobre a pólio

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, conforme dados do Ministério da Saúde. A poliomielite foi responsável por danos irreparáveis em milhares de crianças no mundo. Ações de prevenção e controle, em especial a vacinação, contribuíram para que em 1994 o Brasil recebesse da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas.

Esquema vacinal da poliomielite (somente crianças):

– VIP (Vacina Inativada de Poliomielite) aos 2, 4 e 6 meses;

– reforços com VOP (Vacina Oral da Poliomielite) aos 15 meses e com 4 anos.

Esquema vacinal contra o sarampo:

– crianças: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade;

Não devem receber a vacina:

– casos suspeitos de sarampo;

– gestantes, que devem esperar para serem vacinadas após o parto. A recomendação do MS para as mulheres que planejam engravidar é de que seja feito um exame de sangue para verificar se já estão imunes à doença. Se não estiverem, essas mulheres devem se vacinar um mês antes da gravidez;

– menores de seis meses de idade;

– imunocomprometidos

Fonte: SECOM/PMI