28/03 Notícias da Paróquia Procissão do Encontro

Durante as reflexões da Semana Santa, a paróquia São Geraldo Magela de Ipatinga promoveu como nos anos anteriores a Procissão do Encontro que reuniu fiéis nas ruas centrais do bairro Bom Jardim e Esperança, no dia 27 de março de 2024.

O momento no qual Jesus se encontrou com Nossa Senhora após ter sido flagelado, coroado de espinhos e condenado à morte, foi recordado nesta quarta-feira da Semana Santa, durante a Procissão do Encontro.

As concentrações se iniciaram nas praças centrais do bairro, após as imagens serem recolhidas nas casas onde as mesmas tinham sido depositadas nas noites anteriores.

E depois em procissão foi a caminho da igreja onde a missa foi retomada.

Durante esse encontro ocorre o Canto de Verônica, (nome que vem do latim e grego: ‘ Vero ícone ‘, que significa ‘ verdadeira imagem ‘, é se atentar a importância que ela representa. Ao enxugar o rosto de Jesus, Verônica ensina que devemos enxugar o rosto dos mais sofredores.

A Procissão do Encontro é uma preparação para o Tríduo Pascal, que nos faz solenizar, na graça de Deus, o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Nosso Senhor.

Estes três dias que antecedem o Tríduo Pascal é chamado “Para liturgia”, pois é uma preparação para o grande acontecimento que é a Páscoa do Senhor.

Texto:
Maria de Lourdes Messias