Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

19/04 Notícias da Paróquia Procissão do encontro: tradição que marca a Quarta-Feira Santa
Compartilhar

Maria O acompanhou no caminho do Calvário e se lembrou da espada de Simeão e das palavras de Isaías

Na quarta-feira,14 de abril, a Paroquia São Geraldo Magela em Ipatinga (MG) celebrou a Procissão do Encontro. Essa celebração ocorreu nos dois setores pastorais. Este ano a Procissão do Encontro foi feita na praça central dos dois bairros após percorrer as ruas centrais vindo cada imagem da comunidade onde tinham sido depositadas anteriormente. Após este momento a procissão foi para Igreja onde a missa teve seu prosseguimento! A Procissão do Encontro faz memória de um dos mais dolorosos acontecimentos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo: o encontro com sua mãe, Maria Santíssima, enquanto carregava a sua cruz a caminho do Monte Calvário.

Durante esse encontro ocorre o Canto de Verônica, (nome que vem do latim e grego: ‘vero ícone’, que significa ‘verdadeira imagem’), é se atentar a importância que ela representa. Ao enxugar o rosto de Jesus, Verônica ensina que devemos enxugar o rosto dos mais sofredores.

A Procissão do Encontro é uma preparação para o santo Tríduo Pascal, que nos faz solenizar, na graça de Deus, o mistério da paixão, morte e ressurreição do Nosso Senhor. Estes três dias que antecedem o Tríduo Pascal é chamado de Para liturgia, pois é uma preparação para um grande acontecimento que é a Pascoa do Senhor.

Pela Procissão do Encontro, o povo deseja reviver a paixão de Cristo, seguir os Seus passos. Pelo sofrimento, realiza-se o grande reencontro da humanidade entre si e com Deus, representado em Cristo e Maria. Somente através do sofrimento é que o homem poderá encontrar-se com Deus e com o próximo.

Na “Procissão do Encontro” a imagem do Senhor dos Passos é levada pelos homens e a de Nossa Senhora das Dores pelas mulheres. Saem de uma comunidade onde havia sido depositada e vão até a comunidade previamente entalecida no caso a igreja Matriz no setor São Geraldo e na Nossa Senhora das Graças no Setor Esperança.

Antes do encontro o Padre profere o Sermão do Encontro, no qual apresenta reflexões sobre esse doloroso momento da história da nossa salvação. Enquanto o sermão é realizado, as imagens ficam ainda a certa distância, uma em frente à outra. Só no final é que elas ficam próximas. Os nossos padres nos alertam que “não viemos assistir a um Encontro. Viemos participar de um Encontro. Somos protagonistas de um Encontro. Não será um encontro mudo. Será um encontro silencioso, mas loquaz. Nosso Deus não é um Deus mudo. Mas Ele só fala com quem O Sabe Escutar. Na vida vamos acompanhando os acontecimentos que celebramos, sabendo mais e melhor que muitos e os participantes deste encontro somos todos nós, batizados e não batizados, homens e mulheres de boa vontade que vem ser protagonistas deste grande Encontro.”

Pastoral da Comunicação
Fonte e fotografias: Marcia Maria

VEJA TAMBÉM