18/04 Notícias da Paróquia Procissão do Encontro

Na quarta-feira 17/4 a Paroquia São Geraldo Magela em Ipatinga (MG) celebrou a Procissão do Encontro nos dois setores pastorais! A Procissão do Encontro é uma preparação para o santo Tríduo Pascal, que nos faz solenizar, na graça de Deus, o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Estes três dias que antecedem o Tríduo Pascal é chamado de Paraliturgia, pois é uma preparação para um grande acontecimento que é a Pascoa do Senhor.

Pela Procissão do Encontro, o povo deseja reviver a paixão de Cristo, seguir os Seus passos. Pelo sofrimento, realiza-se o grande reencontro da humanidade entre si e com Deus, representado em Cristo e Maria. Somente através do sofrimento é que o homem poderá encontrar-se com Deus e com o próximo.

Na “Procissão do Encontro” a imagem do Senhor dos Passos é levada pelos homens e a de Nossa Senhora das Dores pelas mulheres. Saem de uma comunidade onde havia sido depositada e vão até a comunidade previamente entalecida no caso a igreja Matriz no setor São Geraldo e na Atos dos Apóstolos no setor São Lucas.

A Procissão do Encontro rememora um dos mais dolorosos acontecimentos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo: o encontro com sua mãe, Maria Santíssima, enquanto Ele carregava a sua cruz a caminho do Monte Calvário.

Antes do encontro o Padre profere o Sermão do Encontro, no qual apresenta reflexões sobre esse doloroso momento da história da nossa salvação. Enquanto o sermão é realizado, as imagens ficam ainda a certa distância, uma em frente à outra. Só no final é que elas ficam próximas. O sacerdote falou que “não viemos assistir a um Encontro. Viemos participar de um Encontro. Somos protagonistas de um Encontro. Não será um encontro mudo. Será um encontro silencioso, mas loquaz. Nosso Deus não é um Deus mudo. Mas Ele só fala com quem O Sabe Escutar. Na vida vamos acompanhando os acontecimentos que celebramos, sabendo mais e melhor que muitos e os participantes deste encontro somos todos nós, batizados e não batizados, homens e mulheres de boa vontade que vem ser protagonistas deste grande Encontro”.

Pastoral da Comunicação.