28/03 Notícias da Paróquia Procissão Luminosa de Nossa Senhora das Dores

Uma reflexão dolorosa de uma mãe quando perde um filho assassinado

Na noite de terça-feira,a 27 de março de 2018, a Paróquia São Geraldo celebrou e refletiu as Dores de Nossa Senhora durante os momentos da Paixão de Cristo.

Simultaneamente nos dois setores pastorais, a missa iniciou numa comunidade onde a imagem estava depositada e no momento do Ato Penitencial a imagem em procissão luminosa foi carregada por um grupo de mulheres, diferente do dia anterior onde o Senhor dos Passos foi carregada pelos homens. Durante o cortejo, foram meditadas as sete dores de Maria Santíssima.

No setor Bom Jardim a imagem de Nossa Senhora das Dores foi depositada na Comunidade Maria de Nazaré e no setor São Lucas na Comunidade Santo Antônio, onde foi realizada a Santa Missa.  As imagens permanecerão depositadas nessas comunidades aguardando a Procissão do Encontro que acontecerá nesta quarta-feira santa.

A imagem da Virgem Dolorosa é representada através de seu semblante de sofrimento. Em seu coração, uma espada de dor transpassa seu peito, recordando a profecia de Simeão, quando da apresentação do Menino Jesus no Templo e todas as dores que ela sofreu. Aos pés da cruz, Maria sofreu sua maior dor ao receber seu filho morto nos braços.

Aos pés da cruz, Maria recebeu de Jesus a missão de ser mãe de toda a Igreja, corpo místico de Cristo. Como Igreja, somos convidados a contemplar as dores de Maria, a redenção do Cristo Jesus. Apesar de todo sofrimento, ela foi capaz de transcender e em seu Coração Imaculado carregar compaixão, entrega, amor, doçura, humildade, fé e piedade.

Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)

Por Vilton Cantarino Silva – Pastoral da Comunicação.