30/10 Notícias da Paróquia Projeto de Energia Solar

Visando a redução dos impactos ambientais, a Igreja vem refletindo a necessidade de assumir a responsabilidade com a Casa Comum, a fim de preservar o futuro e a vida da humanidade. Toda a equipe da Paróquia São Geraldo planejava, desde 2015, a instalação de uma usina que produzisse energia própria, de maneira sustentável, e que pudesse atender aos edifícios onde houvesse maior consumo de energia elétrica.

Em fevereiro deste ano, após implantação do caixa único, foram idealizadas as principais prioridades para serem realizadas no decorrer dos meses. A instalação do projeto solar estava aprovada como umas das primeiras realizações, mas verificou-se que seria necessária uma boa avaliação da empresa, do material, da mão de obra e do orçamento oferecido. Nos meses de julho e agosto, a Paróquia abriu um processo de estudos e licitações para aquisição da estação. Várias empresas visitaram o local e realizaram os orçamentos.

Este processo só pôde ser concluído no mês de agosto de 2018, quando a empresa J e N engenharia, localizada no território paroquial, apresentou uma proposta, que foi analisada e aprovada pela EPAF- (Equipe Paroquial de Assessoria Financeira).
O contrato foi assinado no mês de agosto de 2018, no valor de R$ 90.000 (noventa mil reais). Foi firmado que o sistema de imediato deveria suprir as necessidades de todo o edifício da Matriz São Geraldo e do Centro Pastoral São João Paulo II. O nosso objetivo é que no futuro, bem próximo, todas as comunidades da Paróquia sejam mantidas pelo Sistema Solar, com a instalação de novas placas na Matriz São Geraldo.

O sistema de energia solar traz inúmeros benefícios, tratando-se, principalmente, do alto consumo de energia, após instalação das máquinas condicionadoras na Matriz. Este investimento visa reduzir o custo com energia elétrica, além de trazer benefícios ao meio ambiente como: energia limpa, sustentável e renovável, energia inesgotável, manutenção mínima, redução das emissões de fases de efeito estufa. No dia 26 de setembro de 2018, foi feita a visita, ao local, pela Cemig, Concessionária de energia elétrica de Minas Gerais, para finalizar o processo de funcionamento da geração de energia solar, o que ocorreu com êxito.
Toda a equipe da Paróquia São Geraldo agradece imensamente a todos os colaboradores dizimistas e aos que colaboraram, de alguma forma, para concretização de mais um projeto. Que Deus, na sua infinita misericórdia, derrame bênçãos sobre a vida de cada um, para seguir o exemplo de São Geraldo Magela, discípulo e missionário.

Wemerson Valentino
Departamento Financeiro