16/02 Notícias da Paróquia Quarta Feira de Cinzas: Viemos do pó, e ao pó Retornaremos – Ecle 3,20

As Comunidades da Paróquia São Geraldo Magela celebraram neste dia 14 de fevereiro de 2024, um dos rituais mais tradicionais do povo Católico: A Quarta-Feira de Cinzas. É o dia que os Fiéis lotam os templos para receberem em sua fronte o sinal da cruz feito com as cinzas. As Cinzas é uma Catequese para o povo de Deus.

A Igreja vem ensinar e mostrar aos seus Fiéis, que a humanidade é apenas um pó diante do universo, baseada nos ensinamentos divinos de Eclesiastes 3, 20b “Vem do pó e voltam para o pó”. É preciso viver bem com os outros, porque todos nós um dia, seremos reduzidos a cinzas.

A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma e abertura oficial da Campanha da Fraternidade. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia, é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a vida passageira, transitória, fragil e sujeita à morte.

A Quarta-Feira de Cinzas é um dia para iniciar a penitência quaresmal, onde cada cristão católico tem a sua vida de maneira especial, voltada para prática do jejum e abstinência. As cinzas recebidas neste dia na fronte, é um símbolo de arrependimento perante a Deus. Sendo Sinônimo de conversão, a palavra penitência é uma mudança de mentalidade e uma expressão de compromisso livre e positivo  no seguimento de Cristo.

Fotos: Agentes da Pascom das Comunidades.
Texto: Maurílio Marciano (Moura) – Agente da Pascom.