13/09 Notícias da Paróquia Retiro Paroquial do Apostolado da Oração no Santuário da Piedade em Coronel Fabriciano

O Retiro Espiritual é ocasião para se deixar iluminar pelo Espírito Santo. É um tempo favorável para um encontro pessoal com Jesus Cristo.

No último domingo, dia 10 de setembro de 2023, o Apostolado da Oração da Paróquia São Geraldo Magela de Ipatinga (MG) realizou o retiro espiritual no Santuário Nossa Senhora da Piedade em Córrego Alto – Cel. Fabriciano. O retiro foi subdivido em dois momentos: parte da manhã e à tarde.

Na parte da manhã o tema refletido foi: “Rezar, purificar e curar” e o lema: “Deus Pai de misericórdia curai o nosso coração” com assessoria do Diácono permanente da diocese de Itabira Cel. Fabriciano, Flávio Pena Pereira da Paroquia Cristo libertador.

Na parte da tarde teve uma plenária com assessoria de Elma Lopes Guindine da Paróquia Senhor do Bonfim de Ipatinga que trabalhou  o tema: “Quero ter um coração misericordioso” baseado nos evangelhos.

Segundo Maria das Graças Brás, membro do AO, o motivo desse retiro, é aprender de Jesus a ter um coração misericordioso para o nosso semelhante. Amar como Jesus amou, sorri como Jesus sorria. Perdoa como Ele perdoava. Sofrer sabendo que temos um Deus misericordioso que olha por nós, em todos os momentos da nossa vida. E aprender a servir como Ele serviu, com humildade e amor. Devemos colocar-nos a serviço, com os nossos dons para fazer um mundo melhor. Fortalecermos na fé, acreditando que tudo dEle e por Ele. Foi um momento de entrega, bênçãos e graças derramadas sobre todas as pessoas presentes. E é, justamente, esse processo de olhar para si próprio com cuidado, dando atenção para questões internas antes ignoradas. Só assim você poderá trabalhar suas próprias angústias e se desenvolver.

Finalizou dizendo que “o silêncio e isolamento do mundo externo são as características mais marcantes dos retiros espirituais. É o momento em que as pessoas se desligam do seu dia a dia — muitas vezes, turbulentos — e se permitem refletir sobre a vida, descansar, entrar em harmonia com a natureza e recarregar as energias.

O Apostolado da Oração (AO) é um Movimento Eclesial, que procura viver a espiritualidade apostólica e Eucarística, brotada do Sagrado Coração, e fundamentada na releitura do Mistério da Paixão de Jesus. É uma união de fiéis que se oferecem, de forma cotidiana, para a continuidade da obra de nossa redenção.

Texto: Vilton cantarino Silva
Fotos Arildo