18/06 Notícias da Paróquia Romaria da Terra e das Águas é realizada na cidade do Naque

No domingo,16 de junho de 2024, a partir das seis horas da manhã foi realizada a sétima Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Vale do Rio Doce, na cidade do Naque.

Com o Tema: Bacia do Rio Doce, nossa casa comum e o Lema: Construindo novos céus e nova terra, com repactuação justa e participação popular, vimos anunciar e denunciar,( Isaías 65, 1)
Vale recordar o crime da Samarco (terceirizada pela Vale do Rio Doce) que matou o Rio Doce e ceifou vidas com o rompimento da barragem de Fundão em Bento Rodrigues,em Mariana -MG ,no dia 5 de novembro de 2015.

Desastre este que até hoje é visível e sentido pelos que vivem no vale do rio doce: ribeirinhos, indígenas,além da população que tem de conviver e tomar todos os dias da água, que ainda se encontra suja,contendo rejeitos do minério que na foram retirados pela empresa.
Tendo como anfitriã a Paróquia Santo Antônio
Padre Gustavo Moreira da Diocese de Governador Valadares.
Bispo Dom Antônio Carlos Félix.
Bispo Dom Francisco Cota da Diocese de Sete Lagoas, Bispo Referência da Comissão do Meio Ambiente e da Rede Igreja e mineração.
Padre Marco José, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ipatinga e coordenador da Romaria das Águas e da Terra da Província de Mariana e Comissão de Animação em defesa da Bacia do Rio Doce.
Com o apôio do Instituto Padre Nelito Nonato Dornelas.

Os romeiros foram recepcionados pelos paroquianos, café da manhã, calorosa animação com cantos da caminhada.
Em defesa da vida,do meio ambiente, é preciso mudar hábitos, mudar o jeito de produzir e consumir.

Devido às emergentes mudanças climáticas, precisamos começar em nossas casas o respeito com a mãe terra.Chega de crimes e destruição.
Nós somos igreja batizados, temos vivido o apelo do Papa Francisco em abordar a dimensão socioambiental da fé e da evangelização em estimular o enfrentamento em favor da Ecologia Integral, isso é o cuidado com o meio ambiente.

Fotos e texto: Maria de Lourdes Messias
Comunicadora Pascom