25/10 Notícias da Paróquia Sacramento do Batismo

O santo Batismo, nos ensina o Catecismo da Igreja Católica (§ 1213), é a “porta da vida espiritual” que nos dá acesso aos outros sacramentos, e que nos ingressa no corpo místico de Cristo que é a Igreja, e por isso é definido como o fundamento de toda a vida cristã.

Acerca deste sacramento, nos ensina São Gregório Nazianzo: “O Batismo é o mais belo e magnífico dos dons de Deus […] Chamamos-lhe dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo o que há de mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles que não trazem nada: graça, porque é dado mesmo aos culpados: batismo, porque o pecado é sepultado nas águas; unção, porque é sagrado e régio (como aqueles que são ungidos); iluminação, porque é luz irradiante; veste, porque cobre a nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos guarda e é sinal do senhorio de Deus”.

Quanto ao batismo como sacramento, faz-se necessário esclarecer que ele não é uma invenção da Igreja Católica, mas é um mandato do Senhor aos discípulos: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês” (cf. Mt 28,19-20), ordem essa, que continua a ser obedecida na Igreja no Rito do Sacramento, que por sua vez, consiste em derramar água na cabeça do batizando, ao mesmo tempo que se diz a fórmula.

Na sua sabedoria, a Santa Igreja acrescentou orações preparatórias na liturgia batismal que aperfeiçoam a cerimônia, e contribui para inclusive a oração e o compromisso dos pais e padrinhos, e no que tange a escolha dos padrinhos, a Igreja recomenda que: “Para que a graça batismal possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais. Esse é também o papel do padrinho ou da madrinha, que devem ser pessoas de fé sólida, capazes e preparados para ajudar o novo batizado, criança ou adulto, no seu caminho de vida cristã” (Constituição Sacrosanctum Concilium, 67: AAS 56 (1964) 118).

Diante de tamanha graça que está a nossa disposição, não podemos desprezá-la, se você conhece alguém que ainda não recebeu este sacramento, colabore, faça contato na secretaria paroquial e obtenha mais informações.