01/10 Santa Teresinha do Menino Jesus

Hoje, 1º de outubro, o dia amanheceu florido, pois celebramos a memória de nossa querida Santinha das Rosas, Santa Teresinha do Menino Jesus. Ela é chamada assim, por ter prometido que depois de sua morte, faria cair do Céu “uma chuva de rosas”, e por ter cumprido. Realmente por sua intercessão, aconteceu (e ainda acontece) uma chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero.

Logo após sua morte em 1897, começou-se a contemplar uma diversidade de graças espirituais concedidas por sua intercessão, testemunhos surgiam de todos os lados, e dentre estes surpreende-nos a intervenção de Santa Teresinha durante as guerras.

Inclusive no Museu do Carmelo onde ela viveu, encontra-se objetos oferecidos em homenagens de soldados que atribuem a ela, sua sobrevivência, como por exemplo um livro de Santa Teresinha que milagrosamente parou a bala no peito de um soldado da Segunda Guerra.

Santa Teresinha é um testemunho curioso para nós, pois ela transcendeu aos limites da sua humanidade. Na sua enfermidade e fragilidade ela testemunhou a força de quem confia e se abandona aos cuidados divinos.

Apesar de uma doçura peculiar, de escritos que até nos soam românticos, quem a conhece melhor, sabe que ela viveu a altura de um valente soldado, assim como desejou: “Sinto na minha alma a coragem de um cruzado, de um soldado pontifício. Queria morrer num campo de batalha pela defesa da Igreja”.

Consagrada por amor no Carmelo, fez da clausura seu campo de missão. Aproveitou as dificuldades para oferecer em sacrifício pela salvação das almas e aproveitou cada breve segundo para amar a Deus.

Assim ela combateu bravamente pelos pecadores, especialmente aqueles que não tinham ninguém por eles, como é o caso do assassino Pranzini. Ela rezou muito para que ele se arrependesse e alcançasse a misericórdia, e para sua surpresa, antes de sua execução, ele pediu para beijar um crucifixo.

Neste dia peçamos que ela também não desista de nós. Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!