01/10 Notícias da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus

Providencialmente, outubro considerado como o mês missionário, se inicia com a memória da querida Patrona Universal das Missões e também Doutora da Igreja, Santa Teresinha do Menino Jesus. De sua história sabe-se que ela viveu pouco, apenas 24 anos, mas o que fez ela para merecer o título de Padroeira das Missões?

Muito mais que ter feito, ela foi. No coração da Igreja queria ser o amor, e assim o foi. Limitada como muitos de nós, com uma história de perdas familiares, dificuldades na convivência, e enfermidades, com as quais ela teve que aprender a conviver com dignidade, Teresinha conseguiu oferecer todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, pela Igreja e por amor a Jesus, atitude essa que era sua oportunidade de atirar flores à Jesus, como delicadamente dizia: “jogar flores é oferecer-Lhe os mais leves suspiros, as maiores dores, minhas tristezas e minhas alegrias, meus pequenos sacrifícios, aqui estão minhas flores”.

Sua vida foi uma grande escola, de como ser de Deus e ser missionário. Curiosamente, nunca saiu do Carmelo, mas tinha a confiança de que a oração alcançava os missionários mais distantes ou desconhecidos, pelos quais oferecia também sua vida. No seu desejo de ser pequena e irrelevante, acabou sendo um grande modelo de santidade, tanto que o Papa Pio X a chamou de “a maior entre os santos modernos”.

Sua grandeza, contraditoriamente, fruto da sua pequenez, pode ser vislumbrada no grande legado de espiritualidade dos seus escritos. Carregados de lições para nós, seus textos mostraram ao mundo, a via pela qual ela íntima do Senhor. Teresinha que dizia amar a simplicidade e ter horror a pretensão, registrou tudo de forma simples e às vezes com uma linguagem até mesmo infantil, mas cheia da maturidade de quem tem compromisso com Jesus, sem nunca perder a marca da humildade: “Eu vos suplico, ó meu Deus, enviar-me uma humilhação cada vez que eu tentar me elevar acima dos outros”.

Com essa teologia tão preciosa, Teresinha marcou a história da Igreja bem como a vida de todos que tiveram a graça de serem alcançados pela “história de sua alma”. Inúmeros são os testemunhos de graças recebidas por sua intercessão, bem como seus devotos espalhados pelo mundo, que carinhosamente a reconhecem como a Santinha das rosas e testemunham unanimemente que foram tocados por sua doçura, mas também por sua bravura.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!