26/07 Sant’Ana e São Joaquim

A Igreja celebra neste dia 26 de julho, a memória dos pais da Virgem Maria, que carinhosamente chamamos de os “avós de Jesus”: Sant’Ana e São Joaquim. Com poucos dados biográficos, as referências que o cristianismo tem deste santo casal foram encontradas em um escrito não canônico de meados do século II, que relata informações do cotidiano destes santos e retrata um fiel testemunho de vida deles, o que muito colaborou para a piedade dos fiéis, e para tanto, fazem parte da tradição da Igreja.

Vistos como bem-aventurados por terem concebido uma filha, a Virgem Maria, na velhice, Ana e Joaquim são considerados também como exemplo de docilidade à vontade divina, de paciência nas adversidades e fidelidade à Deus, inclusive no que tange à herança religiosa e moral que deram à sua filha.

Devido à importância deste santo casal para a devoção católica é que no ano de 1854, o Papa Gregório XIII, fixou a data da Festa de Sant’Ana no dia 26 de julho, e posteriormente, em 1960, o Papa Paulo VI, juntou a essa data, a comemoração de São Joaquim, por isso, neste dia, também é comemorado o “Dia dos Avós”.

Peçamos ao Senhor que pela intercessão de Sant’Ana e São Joaquim, que se for da sua vontade chegarmos à velhice, que sejamos ainda sim, cheios de esperança, firmes no propósito da santidade e dedicados nos esforços que nos forem necessários para “amar a Deus sobre todos as coisas”. Sant’Ana e São Joaquim, rogai por nós!