19/04 Santo Expedito

Celebramos hoje, 19 de abril, o dia de Santo Expedito, o santo das causas justas e urgentes. Sobre sua história, sabe-se que ele era romano, que ele foi Senador de Roma, Príncipe-Cônsul do Império Romano na Armênia, militar, Comandante da XII Legião Romana, ou seja, ocupou sempre posições de liderança e poder.

Entretanto, certo dia, Expedito que como a maioria dos soldados romanos, levava uma vida devassa, rodeada de luxo e prazeres, foi tocado pela graça de Deus e decidiu mudar de vida, mas o Comandante vitorioso a princípio não foi tão eficiente nesta missão. Conta-se que na vida espiritual, ele adiava as renúncias que precisava fazer e os passos concretos na fé que precisava dar.

Depois de alguns anos adiando sua conversão, em uma noite Expedito teve um sonho muito marcante. No sonho, um corvo, que lhe deu a entender que simbolizava o espírito do mal, grasnava diante dele a palavra “cras”, que do latim significa amanhã, sugerindo que ele deixasse sua conversão para amanhã. E então, enfrentando-o, Expedito pisoteou o corvo dizendo “hodie”, que significa hoje, em latim.

Ao acordar do sonho, o Comandante Expedito decidiu concretamente por sua conversão. Já neste caminho, ele continuou por um tempo ainda chefe da sua legião, onde conseguiu ser canal de conversão ao cristianismo para muitos de seus soldados, o que causou a ira do imperador Diocleciano que após ver que ele não renunciaria sua fé, mandou prendê-lo.

Preso, ele sofreu a flagelação romana, castigo que consistia em 39 chicotadas com o flagrum, chicote que dilacera a pele e causa hemorragia, e em seguida foi decapitado com o suo de uma espada. Morto por causa de Jesus Cristo, ele se tornou um mártir da Igreja e santo reconhecido oficialmente.

Neste dia, peçamos sua intercessão para que imitemos sua prontidão e vençamos a procrastinação, principalmente, em nossa vida espiritual e também imitemos sua coragem no testemunho cristão.

Santo Expedito, rogai por nós!