Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

28/01 Santo Tomás de Aquino
Compartilhar

Hoje, 28 de fevereiro, a Igreja celebra a memória daquele que é o escritor eclesiástico mais mencionado no Catecismo da Igreja Católica e a quem São João Paulo II se referiu como “mestre de pensamento e modelo do modo reto de fazer teologia”, falamos do nosso querido Doutor Angélico: Santo Tomás de Aquino.

Nascido na Sicília, no sul da Itália, no ano de 1225, em uma família nobre, Tomás recebeu muitas oportunidades de instrução, ainda pequenino foi enviado para a Abadia de Monte Cassino, e aos 15 anos, decidiu entrar para a Ordem dos Dominicanos, o que não agradou sua família que esperava que ele se tornasse um estadista ou militar, então, prenderam-no numa torre do castelo de Roccasseca, onde permaneceu dois anos.

Desse tempo, a tradição conta-nos que seus irmãos lhe enviaram uma prostituta para que ele caísse em pecado e desistisse de sua vocação, mas Tomás que sabia que pela luxúria ou impureza somos afastados de Deus, e por isso não se deixou abalar e logo a espantou e se colocou em oração.

Depois de dois anos nessa prisão, o jovem Tomás conseguiu fugir e voltou ao convento dos Dominicanos, onde aos 17 anos, pronunciou os votos religiosos e se tornou o Frei Tomás. Com o desejo de estudar para melhor difundir a fé, vai a Universidade de Paris, estuda com grandes teólogos e começa a lecionar. Ali elabora sua doutrina cristã, que foi aceita pela Igreja. Entre muitas conclusões do pensamento de Tomás, destaca-se a ideia de que “a razão dada ao homem por Deus, não se choca com a fé, e se bem utilizada, só pode conduzir à verdade”.

Com uma brilhante e santa trajetória, Tomás de Aquino veio a falecer aos 49 anos, nos deixando sua contribuição riquíssima em ensinamentos, mas também em testemunho de vida. No dia sua memória, peçamos a intercessão de São Tomás para que também possamos amar a Deus com a fé e com a razão.

São Tomás de Aquino, rogai por nós!