São Bartolomeu

24 de agosto de 2021

Celebramos hoje, 24 de agosto, São Bartolomeu, também conhecido como Natanael, um dos doze apóstolos de Nosso Senhor, que deixou para trás a vida simples e pacata em Caná da Galiléia, pelas aventuras e desafios da evangelização pelo mundo, chegando inclusive à Índia, Armênia e outras terras.

Deste apóstolo, pouco nos fala a escritura, porém o que se sabe é o bastante para vê-lo como alguém que agradou o Senhor, tanto que os evangelistas narram que dele Jesus afirmou: “Eis um verdadeiro israelita, em que não há fingimento” (Jo 1, 47). Seguido deste elogio, Jesus lhe garante que ele veria coisas maiores que esta, se referindo a fato D’Ele ter conhecimento de um episódio da vida de Bartolomeu, em que Jesus não estava presente. Em resposta, o apóstolo expressou sua fé: “Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel” (Jo 1, 49).

Acerca de São Bartolomeu, o Papa Emérito Bento XVI, na Audiência Geral de 4 de outubro de 2006, esclarece que uma tradição descreve que teria ele testemunhado Nosso Senhor até o martírio, e que sua morte foi por esfolamento: “pense-se na conhecidíssima cena do Juízo Universal na Capela Sistina, em que Michelangelo pintou São Bartolomeu a segurar com a mão esquerda a sua pele, recordou o Santo Padre”.

A respeito dessa ausência de fatos sobre a vida deste apóstolo, Bento XVI concluiu: “podemos dizer que da figura de São Bartolomeu, mesmo sendo escassas as informações acerca dele, permanece diante de nós para nos dizer que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem cumprir obras sensacionais. Extraordinário é e permanece o próprio Jesus, ao qual cada um de nós está chamado a consagrar a própria vida e a própria morte”.

Rezemos: Senhor, que pela intercessão de São Bartolomeu, sejamos capazes de seguir Seus passos no ordinário do nosso cotidiano, com alegria, coragem, espírito de doação, simplicidade e discrição, sem jamais almejar fama e sucesso, somente sermos fiéis.

São Bartolomeu, rogai por nós!

FacebookWhatsAppTwitter

Veja também