11/07 Notícias da Paróquia São Bento

Celebramos neste dia, 11 de julho, o Patrono da Europa, pai do monarquismo ocidental, fundador da Ordem dos Beneditinos, uma das maiores ordens monásticas do mundo, falamos de São Bento. Nascido em Núrsia, na Itália, em 24 de março de 480, Bento era filho de nobres e tinha uma irmã gêmea, Santa Escolástica. Segundo São Gregório Magno, grande biógrafo do santo que celebramos hoje, São Bento decepcionado com a decadência moral da cidade eterna, onde morou a estudos, abandonou tudo para viver como eremita em uma gruta de difícil acesso.

Após três anos de oração e sacrifício, foi descoberto por alguns pastores que divulgaram que ele era bom conselheiro e diretor espiritual. Eleito abade de um mosteiro, muitos discípulos se juntaram ao seu redor, mas muitos se irritaram com a exigência de São Bento no testemunho de vida cristã. Incomodados, estes tentaram o envenenar, a primeira vez com uma taça de vinho, que ao ser abençoada por São Bento, se partiu em pedaços, saindo dela uma serpente.
Posteriormente, após um outro período de vida solitária e a fundação de pequenos mosteiros para se viver a Ordem Beneditina, São Bento sofre outro atentado, desta vez um sacerdote que o invejava lhe deu um pão envenenado, imediatamente o santo deu o pão a um corvo, que o levou para longe. Por causa desses episódios, a maioria das representações de São Bento, o traz com uma cruz, o livro da Regra, mas também com um copo quebrado com uma serpente ou com um corvo e pão.

Além de ser conhecido por seu discernimento espiritual, disciplina, obediência e por vitórias contra as forças do mal, as quais São Bento vencia o tentador com o sinal da cruz e com a oração contida na medalha atribuída a ele, São Bento nos presenteou com a riqueza de sua regra, que até hoje é uma inspiração não somente para a Ordem fundada por ele, mas para todos nós.

Em sua regra, São Bento aconselhou que “nada deve antepor ao amor de Cristo”, neste dia, em que celebramos em sua memória, peçamos sua intercessão para que nós não consideremos nada maior e mais importante que amar a Deus e ser amado por Ele, e que enraizados neste amor façamos todas as escolhas de nossas vidas na obediência à santa vontade de Deus! São Bento, rogai por nós!