03/02 Notícias da Paróquia São Brás

Hoje, 3 de fevereiro, a Igreja celebra a memória de São Brás. Nascido na Armênia, no século III, Brás foi médico e bispo. Com um testemunho luminoso, sua vida foi marcada pela generosidade e compaixão com todos os sofredores. Brás viveu num tempo difícil, o Imperador Licínio instaurou uma verdadeira caça aos cristãos, e certa vez falaram da fama de santidade de Brás para ele.

Segundo a tradição, o Imperador enviou seus carrascos juntamente com leões, tigres e lobos à caverna onde Brás vivia como eremita a algum tempo, mas ao encontrarem com o bispo, os animais se comportaram com tanta docilidade e sossego que surpreendeu a todos.

Preso, Brás manteve seu testemunho de cristão mesmo diante das piores torturas a que foi submetido. Desse tempo de suplício, conta a tradição que uma mulher levou para ele alimento e uma lamparina na prisão, e ele comovido por sua atitude a pediu que todos os anos levasse uma vela à igreja, e garantiu-lhe que ela e todos que assim fizessem se achariam bem.

Por sua resistência ao sofrimento, o Imperador ordenou então que o decapitassem, e assim foi feito. Pelos prodígios que o cercaram e por seu testemunho irrepreensível, a devoção a São Brás espalhou-se rapidamente. Sua representação na grande maioria das vezes, mostra o com velas nas mãos para nos recordar do seu pedido que rezássemos com elas uma vez por ano. Algumas vezes também é representado frente à uma mãe carregando uma criança com as mãos na garganta, a fim de nos lembrar de confiar a ele nossas gargantas e toda nossa capacidade de falar.

Rezemos à São Brás neste dia e que por sua intercessão sejamos curados de todos os males do corpo e da alma. São Brás, rogai por nós!