Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

26/05 São Felipe Neri
Compartilhar

Conhecido como “o Santo da Alegria”, celebramos hoje, 26 de maio, São Felipe Neri. Nascido em 21 de julho de 1515, em San Pier Gattolino na Itália. Chamado de “Pippo il Buono”, que se pode traduzir por “pateta bom”, Felipe era dotado de um bom humor e de uma doçura que conquistou a muitos para Deus.

Apesar de sua conversão ter acontecido em sua juventude, sua vocação veio se concretizar somente aos 36 anos quando foi ordenado sacerdote. Entretanto, mesmo antes de se tornar padre, Felipe já vivia virtuosamente. Além de ser um homem penitente e praticante de obras de caridade, era dado a contemplação, onde foi favorecido por muitas experiências extraordinárias.

Uma delas aconteceu aos seus 30 anos, enquanto rezava nas catacumbas de São Sebastião. Em oração viu entrar uma bola de fogo em sua boca, e ao chegar ao seu peito fez arder e crescer o seu coração. De fato, quem conviveu com ele, testemunhou que ele tinha um volume no tórax, o que foi confirmado na autópsia de seu corpo, Felipe tinha o músculo cardíaco maior do que o comum, tanto que deslocou duas costelas para acomodar-se.

É inegável que São Felipe Neri tinha um grande coração ardente de amor pelas almas. Muitos que confessaram com ele, relataram receber inúmeras graças e inclusive ser libertos das tentações contra a pureza. Outros expuseram que todas as vezes que ele pronunciava catequeses, não somente seu coração tremia, mas o lugar onde estavam.

Pelas suas mãos, Deus operou muitos milagres e até ressurreições, mas ele mantinha uma vida humilde e era avesso a todas e quaisquer honras humanas. Por duas vezes foi convidado a se tornar cardeal, mas ele sempre respondeu: “Eu prefiro o paraíso”. Por obediência a hierarquia eclesiástica, um dos seus filhos espirituais, Pe. Cesare Barônio, se tornou cardeal, e nesta função escreveu livros que fizeram muito sucesso. Para que a vaidade não entrasse em seu coração, Pe. Felipe dava-lhe uma penitência por cada exemplar seu que era vendido.

São Felipe Neri, rogai por nós!