04/10 São Francisco de Assis

Hoje, 4 de outubro, a Igreja celebra a memória do querido São Francisco de Assis. De sua vida, muitos fatos são conhecidos, mas nunca é demais recordar. Filho de uma família burguesa muito abastada, Francisco nasceu em 5 de julho de 1182 em Assis, na Itália.

Desde criança, era muito popular, gostava de festas, aventuras e muito luxo. Com o avançar da idade, Francisco se tornou cada vez mais indisciplinado, extravagante, dado às bebedeiras e farra com mulheres e amigos desajuizados.

Contudo, depois de alguns sofrimentos nas batalhas que participou, começou a perder o interesse pelas festas e hábitos antigos e a ter preocupação com os mais necessitados. Certo dia, viveu um fato marcante para sua conversão. Num passeio pelo campo, ouviu o barulho de um sino, que indicava que um leproso estava próximo, e ao se deparar com ele, Francisco que antes tinha nojo, o abraçou e deu a ele seu manto.

Em seguida, Francisco teve uma experiência sobrenatural na Igreja de São Damião. Escutou a voz do Cristo através de um crucifixo, que lhe pediu para “reconstruir a sua Igreja”. A princípio achou que era uma reconstrução material, mas depois compreendeu que o pedido divino ia além de empreender obras de reforma, sua missão era restaurar o vigor apostólico e devolver a “parresia” de que tanto a Igreja estava carente.

Posteriormente, teve o discernimento do chamado de Deus para sua vida e da Ordem pela qual era chamado a fundar, vocação essa, que se concretizou, em 1210, quando conseguiu a aprovação e benção do Papa Inocêncio III.

Completamente sacrificado pela sua oferta de vida, dois anos após a impressão dos estigmas em seu corpo, São Francisco faleceu, aos 44 anos, em 3 de outubro de 1226.

Quando garoto São Francisco sonhou em ser herói, e ele foi. Sonhou em viver em meio à glória, e realmente após muitas batalhas, foi coroado pelas suas vitórias e hoje participa da glória da Jerusalém celeste, de onde intercede por nós.

São Francisco de Assis, rogai por nós!