16/10 Notícias da Paróquia São Geraldo Magela

Celebramos hoje, 16 de outubro, um santo irmão da Congregação Redentorista: São Geraldo Magela. Considerado protetor das gestantes e padroeiro dos alfaiates. Natural de Muro, cidade do sul da Itália, Geraldo nasceu em 1726 num lar muito religioso. Órfão de pai aos 14 anos, para ajudar a família tornou-se aprendiz na alfaiataria da cidade, onde foi muito maltratado por um dos seus patrões.

Geraldo era muito contemplativo e às vezes entrava em êxtase no local de trabalho, o que irritava profundamente seu chefe amargo, que certa vez, ao encontrar Geraldo em oração lhe deu uma bofetada no rosto. Contam-nos seus biógrafos, que nesta hora o santo riu, e perguntado pelo chefe o porquê do sorriso, respondeu: “rio, porque é Jesus que me bates”.

Geraldo tinha ciência que tudo que nos acontece é permissão de Deus, e sendo assim até mesmo as coisas desagradáveis, são oportunidades para alcançar a santidade. Diante das contrariedades, ele sorria, as oferecia em penitência pelos seus pecados e pelos dos outros e humildemente, com doçura incomparável, se apresentava a Jesus, tanto no sacrário quanto na contemplação da cruz, e a Virgem Maria, de quem foi um devoto apaixonado.

Além dessas virtudes, Geraldo também foi conhecido pelos fenômenos extraordinários que o acompanhavam, possuía o dom da bilocação; podia estar presente em dois lugares ao mesmo tempo; quando em intensa oração testemunha-se que via-se seu corpo erguer-se do chão, e embora não fosse padre, tinha tamanha visão espiritual que o possibilitava ler mente e a consciência das pessoas. Acerca desses feitos sobrenaturais, atribui-se a ele várias curas, ressurreições e multiplicação de alimentos para famílias necessitadas. São Geraldo verdadeiramente, podia dizer como São Paulo: “Já não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20).

Neste dia, por intercessão de São Geraldo, peçamos ao Senhor as graças suficientes para também trilharmos um caminho na fidelidade e obediência à vontade de Deus.

São Geraldo Magela, rogai por nós!