Hoje, 27 de dezembro, celebramos a memória de São João Evangelista, um dos doze apóstolos, autor do quarto evangelho, três cartas e o livro do Apocalipse. Sobre ele, a Sagrada Escritura nos conta que São João era um jovem pescador, quando deixou tudo para seguir Nosso Senhor. Disposto, destemido, mas com uma personalidade intensa que rendeu a ele juntamente com seu irmão André o apelido de “Filhos do Trovão” (Mc 3, 17).
Contudo, percebe-se que o Filho do Trovão, de reações intempestivas e enérgicas, no seguimento do Cristo teve a oportunidade de viver com Ele, contemplar Seus atos e assim se configurou ao Mestre. O Filho do Trovão foi formado no amor e assim se transformou no “discípulo amado”, como ele bem se descreveu ao narrar sua posição na última ceia (Jo 13, 23). Nesta ocasião, João teve o privilégio singular de debruçar a cabeça no peito de Nosso Senhor, e por isso, a piedade cristã o apresenta também como o primeiro devoto do Sagrado Coração de Jesus.
Na vida de São João compreendemos, o quanto é importante se deixar amar por Jesus, o quanto isso muda nossa vida e a forma de ver o mundo. Por se saber amado, São João perseverou até o fim, e curiosamente, foi o único dos apóstolos que permaneceu aos pés da cruz, e também aquele a quem Jesus confiou Sua mãe.
Neste dia, desejemos à exemplo de São João Evangelista, a graça da intimidade com Nosso Senhor, e como ele, deixemo-nos ser transformados pela mentalidade de Cristo. Peçamos também, por intercessão de São João, a graça de viver ao lado de Nossa Senhora, tendo-a sempre como nossa doce herança da cruz.
São João Evangelista, rogai por nós!