11/10 São João XXIII

Hoje, 11 de outubro, a Igreja celebra a festa litúrgica de São João XXIII. Natural de Sotto il Monte, província de Bérgamo, na Itália, Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em 25 de novembro de 1881. Aos 16 anos, ingressou na Ordem Franciscana Secular, estudou no Pontifício Seminário Romano e foi ordenado sacerdote no ano de 1904 em Roma.

Comprometido e dedicado, Pe. Angelo ocupou muitos cargos. Foi secretário do Bispo de Bérgamo, professor e diretor espiritual do seminário, sargento do corpo médico e capelão militar durante a Primeira Guerra Mundial, Arcebispo titular de Areopolis, Arcebispo titular de Masembria, administrador do Vicariato Apostólico, delegado apostólico na Turquia e na Grécia, núncio apostólico em Paris e Patriarca de Veneza. Durante a Segunda Guerra Mundial, salvou muitos judeus, cuidou de prisioneiros e estabeleceu muitas relações diplomáticas.

Em 1953, foi criado Cardeal e, com a morte de Pio XII, foi eleito Papa em 1958, sob o lema “Obediência e Paz”. Como Sumo Pontífice, destacou-se por sua mansidão, afabilidade, coragem e simplicidade, e por estas e outras tantas qualidades, recebeu o título de “O Papa Bom”.

Antes de completar o quinto ano de pontificado, João XXIII partiu para a Casa do Pai, no dia 3 de julho de 1963. Foi beatificado por São João Paulo II no ano 2000, e canonizado pelo Papa Francisco em abril de 2014.

Ao falar sobre João XXIII, na cerimônia de sua canonização, o Papa Francisco afirmou: “Na convocação do Concílio, São João XXIII demonstrou uma delicada docilidade ao Espírito Santo, deixou-se conduzir e foi para a Igreja um pastor, um guia-guiado, guiado pelo Espírito. Este foi o seu grande serviço à Igreja; por isso gosto de pensar nele como o Papa da docilidade ao Espírito Santo”.

Neste dia, peçamos a intercessão de São João XXIII, para que também nós sejamos dóceis e nos deixemos conduzir pelo Espírito.

São João XXIII, rogai por nós!