23/04 Notícias da Paróquia São Jorge

Celebramos hoje, 23 de abril, a memória de São Jorge. Conforme tradição, Jorge, natural da Capadócia, foi um soldado romano do exército de Diocleciano, imperador que empenhou uma das mais ferrenhas perseguições aos cristãos, e que em 302 publicou um edito que mandava prender todo soldado romano que fosse cristão.

Fervoroso, Jorge se apresentou diante do imperador e declarou sua fé em Cristo. Ciente de suas habilidades no exercício de suas funções, o imperador tentou dissuadi-lo, ofereceu-lhe bens materiais, mas o jovem continuou firme em sua fé. Nisso, o imperador mandou torturá-lo e em seguida degolá-lo. Após sua morte, muitos cristãos começaram a pedir sua intercessão, o que tornou sua devoção amplamente conhecida.

Sobre sua representação na arte é comum vermos São Jorge lutando contra um dragão, e aqui vale observar que há quem diga que isso é um retrato de uma lenda e outros que acreditem que ele tenha mesmo lutado com uma fera. Contudo, na hipótese da imagem for mesmo resultado de um mito, cabe-nos recordar do que disse Chesterton: “contos de fadas são mais que verdade, não porque nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados”.

Se na realidade, o dragão enfrentado por São Jorge cuspia fogo ou não, é certo que ele foi derrotado. Diante dessa imagem de São Jorge, peçamos sua intercessão para que também enfrentemos com coragem todos os nossos medos. Que pela fé em Nosso Senhor que venceu a morte, sejamos vitoriosos sobre todos “os dragões”.

São Jorge, rogai por nós!