01/04 Notícias da Paróquia São José Operário

Como católicos invocamos São José como protetor e padroeiro da Igreja e como membros da família de Deus, carinhosamente o consideramos como pai. Entretanto, hoje, 1º de maio, celebramos a memória de São José Operário. Instituída em 1955 pelo Venerável Papa Pio XII, a Festa de São José, o apresenta como modelo para todos os trabalhadores.

Para nos ajudar a contemplar a figura de São José como trabalhador, nos imaginemos na oficina do santo na pequena Nazaré. Sobre seu ofício, a Sagrada Escritura diz que José era artesão e os santos padres o definiram como carpinteiro. Facilmente imaginamos que seu trabalho rotineiro, sempre manual, era em certa medida monótono, simples, mas o que era comum para José era feito com extraordinário amor e por isso tudo se tornava grandioso.

Apesar da extrema simplicidade de vida, não se pode dizer que São José não teve prosperidade, pois ele foi bem-sucedido no melhor sentido do termo, pois correspondeu ao chamado de Deus para sua vida. Curiosamente, seu nome no hebreu significa “Deus acrescentará”, e foi o que de fato José contemplou, Deus acrescentou à sua vida, “o melhor”, Jesus e a Virgem Maria.

Em meio as tarefas do cotidiano, José foi um homem de fibra, de grande personalidade, exemplo de esforço, de serviço ao próximo e de abnegação, atitudes estas que eram reflexo de sua vida interior marcada pela vivência concreta das virtudes da fé, esperança e caridade, e consequentemente, da confiança e da fidelidade às ordens divinas, mesmo quando estas lhes eram obscuras.

Neste dia, peçamos a intercessão de São José que interceda por todos os trabalhadores para que a seu exemplo, vejam em seus ofícios, também oportunidades de santificação e apostolado. Supliquemos também a divina providência para os desempregados, e as graças necessárias para todos que estão cansados, injustiçados ou que trabalham sob condições sub-humanas. Por todos, pedimos: São José, rogai por nós!