Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

19/03 Notícias da Paróquia São José
Compartilhar

A Igreja no mundo inteiro está em festa, pois celebramos hoje, 19 de março, aquele que é o maior dos santos depois da Virgem Maria: São José. Toda esta honra lhe é conferida pois José correspondeu com singular fidelidade à eleição divina de ser o casto esposo da Virgem Maria e o pai nutrício do Verbo Encarnado.

Leão XIII na encíclica sobre o patrocínio de São José sobre a Igreja universal, nos diz: “Se, pois, Deus deu à Virgem José como esposo, certamente não somente o deu como apoio na vida, como testemunho de sua virgindade, guarda de sua honra, mas o fez também participar, pelo laço conjugal, da eminente dignidade que ela recebeu”.

Embora São José ser um personagem discreto na Sagrada Escritura, o que incomoda alguns que precisam de dados bíblicos para crer, podemos visualizar com os olhos da fé a grandeza de sua missão escondida. A pregação de José não está escrita, mas está entendida no sim à sua vocação, a nós pregou com a vida, sendo o guarda zeloso de Nosso Senhor e de Nossa Senhora, o provedor esforçado da casa da sagrada família, o educador exemplar do Menino Jesus e o companheiro puro e devoto da Virgem Maria. E neste último quesito Santo Tomás de Aquino ressalta: “Ele a amou com o amor mais puro, mais devotado, um amor teologal, pois a amava em Deus e por Deus. Era a união sem mancha mais respeitosa com a criatura mais perfeita que jamais existiu”.

Nos tempos difíceis que vivemos, é urgente contemplar e imitar São José, a testemunha ocular dos planos de Deus. Em sonho, José “viu” a vontade de Deus e abriu mão da sua. José “viu” o prodígio do Verbo Encarnado nascer em seus braços e a Ele devotou toda sua fé. José “viu” a pureza de Maria e também assim viveu ao seu lado. José “viu” o Menino Deus crescer, e mesmo sabendo de sua onipotência, com autoridade de pai dada pelo Altíssimo, fez de tudo para velá-Lo, protegê-Lo e educá-Lo. Por fim, no dia derradeiro antes de fechar os olhos, “viu” Jesus e Maria ao seu lado e em paz partiu para a eternidade.

Da Jerusalém celeste, como nosso pai espiritual e patrono da Igreja, também nos vê. Peçamos sua intercessão neste dia: “São José, ensina-nos a ser dóceis a vontade de Deus, a adorar ao Senhor tanto nas adversidades quanto nas alegrias do dia a dia, a viver para agradar a Deus e a Virgem Maria, e na companhia deles caminhar. Ó Guarda da Igreja, protegei-nos da infidelidade, da desobediência e da rebeldia”. São José, rogai por nós!

VEJA TAMBÉM