28/10 São Judas Tadeu

Celebramos hoje, 28 de outubro, a memória de São Judas Tadeu. Além ter sido um dos doze apóstolos, Judas Tadeu era primo de Jesus, pois era filho de Alfeu (Cléofas), irmão de São José. Sendo assim, desde a sua infância, São Judas era íntimo de Jesus tanto que estudiosos afirmam que ele se parecia muito com o Mestre.

De sua vida, sabe-se que após o Pentecostes, São Judas se dedicou à evangelização, percorreu muitas regiões judaicas e mais tarde, a Síria, a Armênia e a Mesopotâmia. Com uma pregação enérgica, São Judas Tadeu atraiu a muitos para o cristianismo, mas também irou a outros que furiosos tramaram contra ele e São Simão. Carregados ao Templo do sol, eles se recusaram a negar a Jesus Cristo e adorar à deusa Diana, e então, São Judas Tadeu foi massacrado pelos sacerdotes pagãos, de forma desumana.

Entretanto, apesar deste testemunho luminoso, por muito tempo, São Judas Tadeu foi, e ainda é, confundido com Judas Iscariotes, o traidor, e por isso, atribuiu-se ao nome “Judas” significados negativos, como de criminoso e desleal. Contudo, para reparar esse mal, Nosso Senhor apareceu à Santa Brígida da Suécia, uma mística da Igreja, e a aconselhou pedir a intercessão de São Judas Tadeu, pois Ele, Jesus, queria conceder graças às pessoas pela intercessão do santo.

Com essa motivação, muitos pediram sua intercessão e vários milagres começaram a acontecer, e assim São Judas Tadeu ganhou popularidade, recebeu o título de “Padroeiro das causas impossíveis” e até hoje é invocado como o santo das causas perdidas ou sem solução.

Por sua biografia, São Judas é representado com um livro nas mãos, que simboliza o anúncio por ele feito, e também um machado, que foi o instrumento utilizado em seu martírio.

Neste dia, peçamos a intercessão de São Judas Tadeu, para que como ele, busquemos a intimidade, a convivência com Nosso Senhor, para que conhecendo Seu coração possamos “fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz”

São Judas Tadeu, rogai por nós!