18/10 São Lucas

Hoje, 18 de outubro, a Igreja celebra a memória de São Lucas, o autor do terceiro livro dos evangelhos e do Atos dos Apóstolos, considerado o patrono dos médicos e também dos pintores, visto que segundo a tradição, São Lucas teria pintado um ícone da Virgem Maria.

Grego de Antioquia, Lucas era um médico pagão que se converteu a fé cristã. Discípulo de São Paulo, o acompanhou em muitas das suas missões, inclusive na sua segunda viagem missionária até Roma, no naufrágio em Malta e também no tempo da prisão, tanto que ele é citado na Carta aos Colossenses, à Timóteo e à Filêmon. De sua história pouco se sabe, conta-se que pregou o evangelho no sul da Europa, nas regiões da Gália (atual França), Itália, Macedônia, Dalmácia, e faleceu mártir aos 84 anos.

Autor do evangelho que mais destaca a infância de Jesus e a Santíssima Virgem Maria, curiosamente, Lucas não conheceu Jesus pessoalmente, mas sim por meio daqueles que tinham convivido com Ele. Não pertenceu ao número dos primeiros discípulos do Salvador, mas abraçou a fé após Nosso Senhor subir aos céus.
Apesar disso, a narrativa de São Lucas, considerado um exímio copista, tem um estilo de quem testemunhou os fatos, pois ele conseguiu descrever com fidelidade os depoimentos de seus irmãos acerca dos atos de Jesus e além disso conferiu aos textos uma ternura própria.

Neste dia, peçamos ao Senhor por intercessão de São Lucas, a graça de eternizar no coração os feitos de Deus em nossas vidas, de ter uma memória viva do Seu amor e Seus cuidados, e de modo especial, peçamos também que São Lucas interceda por todos os médicos e profissionais da saúde, tão desgastados neste tempo difícil que vivemos.

São Lucas, rogai por nós!