18/10 São Lucas Evangelista

Hoje, 18 de outubro, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Lucas, o autor do terceiro livro dos evangelhos e do Atos dos Apóstolos, patrono dos Médicos e dos Pintores.

Nascido em Antioquia, Lucas se converteu a fé cristã e foi batizado por São Paulo, a quem acompanhou em muitas das suas missões, inclusive na sua segunda viagem missionária até Roma, no naufrágio em Malta e também no tempo da prisão.

De sua história pouco se sabe, conta-se que pregou o evangelho no sul da Europa, nas regiões da Gália (atual França), Itália, Macedônia, Dalmácia, e faleceu mártir aos 84 anos de idade.

Autor do evangelho que mais destaca a infância de Jesus e a Santíssima Virgem Maria. Curiosamente, Lucas não conheceu Jesus pessoalmente, mas sim por meio daqueles que tinham convivido com Ele. Não pertenceu ao número dos primeiros discípulos do Salvador, mas abraçou a fé após Nosso Senhor subir aos céus.

Apesar disso, a narrativa de São Lucas, considerado um exímio copista, tem um estilo de quem testemunhou os fatos, ele conseguiu descrever com fidelidade os depoimentos de seus irmãos acerca dos atos de Jesus, e além disso conferiu aos textos uma ternura própria.

Para além desta fidelidade, outra peculiaridade dos escritos lucanos é como São Lucas utiliza sua formação acadêmica. Como médico, ele para apresentar os fatos, usa até mesmo de termos técnicos da profissão, traço que não é encontrado em nenhum outro evangelho.

Neste dia, peçamos ao Senhor por intercessão de São Lucas, a graça de eternizar em nossos corações os feitos de Deus em nossas vidas, e de termos também uma memória viva da presença de Maria no projeto da salvação.

São Lucas, rogai por nós!