25/04 Notícias da Paróquia São Marcos Evangelista

Celebramos hoje, 25 de abril, a memória de São Marcos Evangelista, o autor do segundo evangelho, também chamado em alguns escritos do novo testamento de João. De sua biografia sabe-se que ele não foi uns dos doze, mas foi discípulo destes, foi companheiro de São Paulo em suas viagens apostólicas, e foi ajudante e secretário de São Pedro, que o tratava como filho (Cf. 1Pd 5,13).

Por ter uma herança das culturas grega e judaica, Marcos soube bem apresentar a vida de Cristo de uma maneira que atraísse de modo especial os pagãos convertidos ao Cristianismo. Possivelmente, por esse motivo seu estilo de escrever é o mais simples dentre os evangelistas.

Sobre seu martírio, Jacopo de Varazze nos conta na Legenda Áurea, que São Marcos celebrava a Missa de Páscoa quando pagãos avançaram contra ele, colocaram uma corda em volta do seu pescoço e arrastaram-no por toda a cidade pedregosa. Não bastante, o colocaram na prisão, onde foi consolado pelo próprio Jesus.

No dia seguinte, repetiram o suplício até sua morte. Conta-se que enquanto ele era arrastado rendia graças a Deus e que em nenhum momento se rebelou. Em seguida, os pagãos planejaram queimar o corpo do evangelista, mas iniciou-se uma grande tempestade e estes fugiram, deixando-o pelo caminho, e assim os cristãos levaram-no e lhe deram um funeral com a devida reverência.

Por sua fidelidade à fé apostólica e testemunho de seguimento à Cristo, a Igreja propõe-nos hoje a figura de Marcos como modelo. Peçamos sua intercessão, para que também sejamos fiéis no nosso testemunho de vida e úteis na evangelização.

São Marcos, rogai por nós!