21/09 São Mateus

A Igreja celebra hoje, 21 de setembro, a memória de São Mateus, apóstolo e evangelista. Mateus, que antes se chamava Levi, era coletor de impostos do povo hebreu em Cafarnaum, até que certo dia Jesus passou por ele e o convidou a segui-Lo, e Mateus “se levantou e seguiu Jesus” (Mt 9, 9). Os fariseus vendo Jesus, na companhia de Mateus e de outros pecadores, desfiavam longas críticas, mas a estes Nosso Senhor respondeu: “Não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento” (Lc 5,29).

O encontro com Cristo mudou radicalmente a vida de Mateus, sua ambição não era mais pelo dinheiro do povo e sim que todos conhecessem Jesus como ele conhecera. Se tornou apóstolo e evangelista, e segundo a tradição, Mateus pregou durante longos anos na Judéia, depois levou o Evangelho à grande parte da Etiópia e Pérsia, onde acredita-se que ele foi martirizado.

Por tudo isso, São Mateus é esse exemplo luminoso para nós, não somente por ter acompanhado e registrado as ações de Jesus, mas pela sua conversão. Ao ouvir o “segue-Me” de Jesus, São Mateus não titubeou, não calculou o que ganharia ou o quão lucrativo poderia ser para ele se tornar apóstolo de Jesus. Não fez acordos, nem questionamentos, simplesmente deixou tudo para seguir Aquele que seria seu “tudo”.

Por vezes não entendemos, questionamos e duvidamos dos pedidos e convites de Deus, não raro, outras vezes, não temos coragem ou docilidade para seguir o que Ele nos pede. Neste dia, peçamos ao Senhor que nos ajude a ser sensíveis e obedientes aos Seus convites como foi São Mateus.

São Mateus, rogai por nós!